Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O resultado do Prêmio Capes de Tese 2009, que selecionou as melhores teses de doutorado defendidas no Brasil durante o ano de 2008, foi divulgado hoje, 11. As instituições que mais se destacaram na premiação foram a Universidade de São Paulo (USP), com 11 premiações, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com nove premiações. Ao todo serão 43 prêmios, um para cada área do conhecimento, sendo que quatro áreas não receberam premiação. Acesse a lista com os premiados. A cerimônia de entrega acontecerá no dia 7 de dezembro no edifício-sede da Capes em Brasília.
O resultado do Grande Prêmio 2009 será divulgado no dia do evento. A premiação é fruto de uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com a Fundação Conrado Wessel.

Premiação
O Prêmio concede bolsa de pós-doutorado nacional de um ano, para o autor da tese e auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional para o orientador. Já o Grande Prêmio, bolsa de pós-doutorado internacional de um ano para o autor e auxílio equivalente a uma participação em congresso internacional para o orientador. Além disso, o vencedor do Grande Prêmio é agraciado com U$ 15 mil concedidos pela Fundação Conrado Wessel

Homenagens
Assim como nas cerimônias anteriores, os três grandes prêmios recebem o nome de renomados cientistas brasileiros. Nesta quarta edição, a premiação homenageia o físico José Leite Lopes (para o conjunto das grandes áreas de Engenharias e Ciências Exatas e da Terra); o urbanista Lucio Costa (para Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes); e o sanitarista Carlos Chagas (para Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias). No evento de entrega, acontecerão palestras sobre os trabalhos e as trajetórias de cada um dos homenageados.

Premiação anterior
A última cerimônia do Prêmio Capes de Tese aconteceu em julho de 2009. Os contemplados com o Grande Prêmio foram: Eduardo Nakamura, da Universidade Federal de Minas Gerais, com uma tese sobre redes de sensores sem fios, representante da grande área de Ciências Exatas e da Terra; Sérgio Adas, da Universidade de São Paulo, com uma tese sobre o geógrafo Orlando Valverde, representante da grande área de Ciências Humanas; e Rogério de Castilho Jacinto, da Universidade Estadual de Campinas, que ganhou o prêmio por alertar sobre o uso indiscriminado de antibióticos em tratamentos dentários. Confira.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Saiba mais sobre o Prêmio Capes de Tese.

(Assessoria de Imprensa da Capes)