De acordo com o diretor geral da unidade, Pedro Smolka, a gestão e os eixos de ensino foram determinantes para a elevação da procura. "O índice elevado se deve ao modelo acadêmico de vanguarda, diferenciado, resultado de um trabalho sério. Este modelo já foi reconhecido pela comunidade empresarial, onde a ESAMC ostenta 96% de empregabilidade de seus alunos recém-formados, bem como foi apontado pelo MEC como um centro de excelência em ensino", refere-se ele ao IGC (Índice Geral de Cursos), que em 2009, apontou a faculdade a melhor instituição de Ensino Superior da Baixada Santista, mantendo-se no seleto grupo de 5% das instituições de Ensino no Brasil, que estão com o IGC na faixa 4 e 5.
Segundo Smolka, a faculdade recebeu candidatos de toda a região interessados, principalmente, nos cursos de Administração, Propaganda e Marketing e Direito. Porém, o interesse pela graduação em Engenharia superou a expectativa da instituição.
"A procura acima do esperado nos entusiasmou ainda mais para fortalecer a grade curricular deste curso, inédito na instituição, seja com professores, seja com equipamentos laboratoriais", relatou. Entre as Engenharias, as áreas mais solicitadas foram de Mecânica, Produção e Química.
+ Novidades - A faculdade presente em Santos há sete anos, se prepara para o lançamento de dez graduações tecnológicas para 2011. De acordo com Pedro Smolka, assim que o Ministério de Educação (MEC) publicar no Diário Oficial a autorização para início desses novos cursos, a ESAMC Santos abrirá o processo seletivo para: Gestão Comercial (Vendas), Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Comércio Exterior, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing, Processos Gerenciais (Gestão Empresarial), Qualidade e Rede de Computadores.
"Os cursos tecnológicos são uma tendência e um nicho de mercado que crescerá bastante, tal como ocorreu nos EUA e na Europa", conta Smolka. "Por outro lado, infelizmente, aqui no Brasil ainda são cursos com uma imagem inferiorizada. A maioria das pessoas, de forma equivocada, alia a graduação tecnológica à má qualidade, o que não é verdade. São produtos distintos, porém aplicados com a mesma seriedade e rigor acadêmico", ressalta.
Além da formação em bacharelado e tecnológica, a unidade na Ponta da Praia tem, ainda, vagas abertas para MBA Executivo em Auditoria, Gestão da Comunicação com o Mercado, Gestão da Produção, Gestão de Cidades, Gestão de Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Vendas e Trade Marketing, Gestão Empreendedora de Negócios, Gestão Financeira, Logística Nacional e Internacional, Negócios Internacionais e Relações Públicas, MBA em Trends e Innovation, além de pós-graduação em Direito Processual Civil, Direito do Trabalho, Direito Tributário e Moda.
Para capacitação específica, o Campus da Baixada Santista oferece cursos elaborados sob medida (In-Company) e programa de desenvolvimento de competências empresariais (Lidera).
Ao longo do ano letivo, a ESAMC Santos oferece ainda uma rotina acadêmica formada por workshops, ciclo de palestras, trabalhos sociais (ESAMC Social), acompanhamento individual de desenvolvimento de competências (Coaching) e oportunidades de aplicar e aprimorar os conhecimentos teóricos adquiridos durante o respectivo curso (ESAMC Consulting e Desafio Internacional).
ESAMC Santos - Assessoria de Imprensa