No Profis, os estudantes cursarão disciplinas criteriosamente selecionadas nas áreas de ciências humanas, tecnológicas, exatas, biológicas e artes. O objetivo é oferecer aos alunos uma visão integrada do mundo contemporâneo, capacitando-os a exercer as mais distintas profissões. A duração do curso é de dois anos e, no final, os alunos terão acesso a um dos cursos de graduação da Unicamp. As faculdades e institutos já asseguraram vagas para todos os concluintes.
Segundo o professor Marcelo Knobel, pró-reitor de Graduação, como são 120 vagas para 96 escolas, as restantes serão destinadas a unidades com maior número de estudantes. “A classificação é horizontal, ou seja: será selecionado o melhor classificado no Enem de cada escola, ainda que sua nota seja inferior à de inscritos de outras unidades. Se o primeiro colocado de uma escola abrir mão da vaga no Profis, ela será repassada ao segundo colocado, e assim por diante”.
Knobel afirma que o objetivo é assegurar a máxima representação possível no Profis, como forma de diminuir o processo de autoexclusão verificado entre alunos de escolas públicas, que não se acham em condições de competir por uma vaga na Unicamp. “Eles poderão mostrar aos familiares e colegas da sua comunidade que é possível almejar o ingresso na Universidade. Também é importante destacar que se trata de um programa piloto, atendendo neste primeiro momento a cidade de Campinas, mas que passará por reavaliações e pode eventualmente ser ampliado”.
No dia 20 de outubro, o pró-reitor e o professor Francisco Magalhães Gomes, coordenador do Profis, receberam na Unicamp os diretores das escolas da rede pública para dar detalhes sobre o novo curso superior. Durante esse período de inscrições, a PRG se dispõe a enviar sua equipe às escolas para esclarecer dúvidas junto a estudantes e professores, sendo que as visitas podem ser agendadas também pelo site. A divulgação das notas do Enem está prevista para 15 de janeiro.
Comunicação Social
Unicamp