Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
emilio-botinTrês graduandos e um pós-graduando da Unicamp estão entre os 100 estudantes brasileiros contemplados com as bolsas do Programa Fórmula Santander de Mobilidade Internacional, que foram entregues nesta sexta-feira (5) em pleno autódromo de Interlagos. A solenidade ocorreu paralelamente aos treinos para o GP Brasil de Fórmula-1 e foi prestigiada pelo próprio piloto Felipe Massa, ao lado do presidente mundial do Grupo Santander, Emílio Botín. Os alunos ganharam ainda o privilégio de ver o treino oficial do sábado e a corrida do domingo, em espaço especial reservado pelo banco no autódromo.
Os graduandos da Unicamp selecionados são Mariana Ferrini Giacon, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), que vai estudar na Universidade de Coimbra; Gabriela Aguillar Leite, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), que vai para a Universidade Autônoma de Barcelona; e Pedro Lucas Chagas Mendonça, do Instituto de Economia (IE), que escolheu a Universidade do Porto. A bolsa de pós-graduação ficou para Rosana Goldbeck, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), que será acolhida pela Universidade Autônoma de Barcelona.

unicamp-alunosOs estudantes brasileiros participarão de cursos nas universidades estrangeiras cumprindo parte dos créditos requeridos no Brasil. O valor de cada bolsa é de R$ 11,2 mil reais (correspondente a 5 mil euros). Os alunos tiveram um plano de estudo avaliado pela sua universidade, com carga horária compatível para o semestre, e deverão mostrar dedicação integral na universidade hospedeira.

O Programa Fórmula Santander visa promover o intercâmbio de pessoas, culturas e conhecimentos, fomentando a pesquisa, a tecnologia e a internacionalização da atividade acadêmica. No Brasil, 35 universidades de diferentes regiões ao país participaram do programa, que também beneficia 300 bolsistas da Espanha e da Inglaterra. O programa faz parte do Plano de Apoio à Educação Superior (PAES) do Santander Universidades, que está estruturado nos pilares estratégicos da mobilidade, inovação e empreendedorismo, transferência tecnológica e apoios acadêmicos.

Comunicação Social
Unicamp