Desse total, foram selecionadas 639 pesquisas que serão expostas em painéis e 19 para apresentação oral. “Cada vez mais os trabalhos inscritos são muito qualificados e com isso os critérios de seleção também se tornam mais exigentes. A intenção é valorizar os pesquisadores e seus trabalhos”, explica a professora Neide que é coordenadora de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unaerp. “O mais importante é que criamos e consolidamos um espaço no qual a iniciação científica é valorizada, bem como a formação continuada em programas de pós-graduação”, diz a coordenadora.
A iniciação científica estimula o aluno, já na graduação, a desenvolver um olhar crítico sobre a sociedade, problematizando questões que se tornam objeto de pesquisa, podendo resultar em soluções que beneficiem a coletividade. A professora Neide explica também que nos tempos atuais, além da importância acadêmica e da fundamental contribuição científica, a pesquisa em nível de pós-graduação é uma exigência das empresas, pois nas universidades se desenvolvem novos conhecimentos que são aplicados no ambiente profissional.
O Conic tem esse objetivo de colocar os alunos de graduação frente à pesquisa, incentivando-os à prática científica e à divulgação de trabalhos cujos temas são relevantes para as áreas de saúde, exatas e humanas, afirma a professora Luciana Resende, da Comissão Organizadora Geral do Congresso.
Compostos pela modalidade painel, onde são expostos resumos das pesquisas, e pela modalidade oral, na qual são feitas as comunicações científicas, os trabalhos da 11a. edição serão publicados nos Anais de Pesquisa da Universidade de Ribeirão Preto, um periódico científico publicado pela Unaerp, registrado no IBCT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e classificado com conceito 3 na avaliação Qualis da Capes/MEC. Ao final do evento, as melhores pesquisas de cada área das duas modalidades também receberão certificados de premiação.
Assessoria de Imprensa
Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto