Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Oito projetos de pesquisa da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) foram aprovados no Edital Universal 2010 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT). Educação, meio ambiente e farmacologia são os principais focos das pesquisas. Coordenado pela pesquisadora Regina Celia Linhares Hostins, um dos projetos aprovados pela Univali estuda a avaliação de programas de pós-graduação no Brasil. Já a pesquisadora Veronica Gesser, teve viabilizado uma pesquisa sobre as mudanças curriculares realizadas no ensino fundamental.
A pesquisadora Adair de Aguiar Neitzel analisará como o livro didático aborda o texto literário para identificar a concepção de literatura que permeia as atividades organizadas no livro didático e os gêneros que são mais privilegiados.

Um estudo sobre uma planta característica da floresta ombrófila densa, conhecida como: “Cancerosa, Cancrosa, Espinho de Deus” e utilizada na medicina popular no tratamento de afecções gástricas também foi beneficiado e será o foco do trabalho do pesquisador Rivaldo Niero.

A pesquisadora Fátima de Campos Buzzi coordena pesquisa para a síntese de derivados tiazolidinadionicos com variações eletrônicas e conjugativas e a avaliação do potencial citotóxico, antitumoral e antimetastásico. Angela Malheiros, vai pesquisar moléculas ainda não descritas na literatura ou já conhecidas que venham apresentar propriedades antitumorais.

Na área ambiental, o pesquisador Claudemir Marcos Radetski coordenará o desenvolvimento de uma proposta de jardins suspensos para soluções de problemas sócio-ambiental-sanitário como a necessidade de corredores verdes e ecológicos com potencial remediador de poluição.

O programa de financiamentos de pesquisa do CNPq apóia projetos relacionados a atividades que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, abrangendo propostas de todas as áreas do conhecimento. No total, foram recebidos cerca de 13,5 mil propostas. Todos os projetos aprovados receberão, juntos, R$ 120 milhões para investimentos nas atividades de pesquisa científica, tecnológica e inovação.

Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional/ Univali - SC