Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Benedito-NunesJá há um vencedor para o primeiro Prêmio Professor Benedito Nunes, lançado em 2009 pela Universidade Federal do Pará para homenagear os 80 anos de seu professor emérito, contemplando as melhores teses de doutorado defendidas em programas de pós-graduação ofertados na instituição. O premiado é o professor José Alves de Souza Júnior, da Faculdade de História - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA. O prêmio inclui um valor de cinco mil reais e a publicação da tese pela Editora Universitária e será entregue ao professor pelo próprio Benedito Nunes, em cerimônia prevista para a segunda quinzena de novembro.
O resultado  foi anunciado na tarde desta sexta-feira (29) em um encontro do reitor da UFPA, professor Carlos Maneschy, e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Emmanuel Tourinho, com a comissão julgadora especialmente formada para a avaliação das teses concorrentes. Ao todo, três trabalhos foram avaliados pelo júri, formado pelos professores Heraldo Maués (presidente) Edna Castro, Walquíria Magno e Silva e João de Jesus Paes Loureiro.

A tese premiada chama-se “Trama do cotidiano: religião, política, guerra e negócios no Grão Pará do Setecentos – Um estudo sobre a Companhia de Jesus e a Política Pombalina”. O trabalho é resultado da participação do professor Alves no doutorado interinstitucional que envolveu a UFPA e a Universidade Pontifícia de São Paulo, onde a tese foi defendida. “Sinto-me orgulhoso de ter obtido essa premiação em homenagem a esse grande homem, pois Benedito Nunes é um intelectual impecável, que tem respeito nacional e internacional”, afirmou o contemplado.  

De acordo com o presidente da comissão julgadora do prêmio, professor Heraldo Maués, a tese mereceu premiação porque trata-se de uma “obra bem escrita, baseada em sólida pesquisa documental que se utiliza de acervo teórico de grande relevância para o tratamento da história da Amazônia colonial”.

O Prêmio Benedito Nunes é bianual e contempla as áreas do conhecimento com as quais a produção intelectual do filósofo dialoga: Arte, Literatura, Comunicação, Filosofia e Ciências Humanas. Concorreram, ao todo, 19 teses, sendo 3 representando o Instituto de Ciências da Arte, 11 do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e 5 do Instituto de Letras e Comunicação. O julgamento teve duas etapas. A primeira ocorreu nos próprios institutos, onde comissões locais escolheram, em cada um, a melhor tese. A segunda etapa consistiu do julgamento das três melhores teses selecionadas pelos membros do júri final, constituído pelos pesquisadores mencionados e vinculados aos três institutos.  

Para o pró-reitor de Pós-Graduação da UFPA, professor Emmanuel Tourinho, o Prêmio cumpre dois grandes objetivos: homenagear o professor Benedito Nunes, reconhecendo o mérito e importância de sua contribuição intelectual ao pensamento contemporâneo e distinguir os pesquisadores da UFPA que tem produzido teses de excelente valor acadêmico. “A PROPESP cumprimenta todos os candidatos ao Prêmio pelo elevado nível dos trabalhos realizados, agradece a comissão julgadora pelo cuidado e diligência com que procedeu à avaliação e congratula-se com o professor José Alves pela premiação e pela contribuição ao conhecimento da história do Estado do Pará”, afirma Tourinho.

A excelência das três teses avaliadas também foi mencionada durante o encontro do reitor com a comissão julgadora do concurso. Na ocasião, os professores sugeriram que a Editora Universitária possa considerar a possibilidade de publicação das três teses e não apenas da que foi eleita em primeiro lugar. Carlos Maneschy concordou com a importância de se criar uma estante de referência para os trabalhos que vem sendo produzidos na UFPA e se destacam pela qualidade e profundidade de conteúdo, de modo que a publicação pela EDUFPA aumentaria a capacidade de circulação dessas teses. A decisão sobre a publicação dos demais trabalhos, além do vencedor do Prêmio, ficará a cargo do Conselho Editorial da UFPA.

Assessoria de Comunicação da UFPA

Leia mais:
UFPA lança o Prêmio Professor Benedito Nunes (19 nov 2009)