“Esse prêmio é fruto de um trabalho de 15 anos. Não é só do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid), mas do Brasil. Afinal, o produto produzido por nos já é usado, por exemplo, por países das Américas do Sul e Central. Isso é muito gratificante”, afirmou Guido Lemos.
O Ginga é um produto nacional, desenvolvido em plataforma aberta, com disponibilização de softwares livre de direito autoral, o que permitirá uma produção mais barata e colaborativa. Ele foi desenvolvido pelo Lavid, em parceria com o Laboratório TeleMídia da PUC-Rio. Além disso, conta com a colaboração de mais de dez mil pessoas trabalhando em rede para seu desenvolvimento contínuo.
Outros homenageados
Também receberão o Prêmio Trip Transformadores Fernando Meirelles, Jorge Gerdau, José Júnior, Ivaldo Bertazzo, Cristovão Tezza, Padre Jaime, Monja Coen, Lelé, Romário, Chimbinha e Joelma. Nos últimos quatro anos, brasileiros de perfis assim tão diversos foram homenageados com o Prêmio. Eles têm em comum o fato de serem agentes de transformação, ou seja, são pessoas que encabeçam iniciativas que apontam tendências e modificam realidades, ajudando a tornar o Brasil um país melhor.
UFPB Agência de Notícias