Esse é o prazo limite para inscrição, uma vez que o período previsto para tal já teve uma prorrogação de cinco dias devido a sobrecargas de acessos ao sistema online do CEPS por parte dos candidatos que deixaram para se inscrever na última hora. Por isso, a recomendação é a de que os candidatos realizem a inscrição, imprimam imediatamente o boleto e façam o seu pagamento com antecedência. Até a última quinta-feira, dia 21, um total de 71.402 candidatos realizaram a inscrição, mas apenas 39.261 já haviam efetuado o pagamento do boleto.
Para o Processo Seletivo 2011 são ofertadas 6.134 vagas, sendo 3.602 para a capital e 2.532 para o interior do Estado, divididas em 146 cursos e 12 municípios.
O certame terá duas fases. A primeira seleção será feita por meio de notas obtidas das provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), as quais acontecerão nos dias 6 e 7 de novembro, em 77 municípios paraenses. As provas do Enem constarão de um total de 180 questões, mais a redação, e terão 50% de peso na seleção da Universidade. Apenas poderá fazer a prova da UFPA quem estiver inscrito no Enem.
A segunda fase corresponde a uma prova objetiva contendo 55 questões de múltipla escolha, de 11 disciplinas do ensino médio, com cinco questões cada. A prova será aplicada no dia 19 de dezembro, das 8h às 12 h, em 30 municípios do Pará. Pela primeira vez, o processo será realizado em São Geraldo do Araguaia, Portel, Novo Progresso, Senador José Porfírio, Santa Izabel e Conceição do Araguaia.
Assessoria de Comunicação da UFPA