Atendendo a uma proposta transdisciplinar, o projeto permite a execução de todas as etapas da criação de um empreendimento e o desenvolvimento de habilidades do comportamento empreendedor entre os seus envolvidos. Neste semestre, estarão em exposição cinco empresas ligadas à praça de alimentação do evento, e outras cinco dedicadas à venda de produtos e serviços diversos. Os visitantes do Empresa-Ação terão, ainda, a oportunidade de desfrutar de shows musicais ao vivo.
“O projeto consiste na parte prática da disciplina Comportamento Empreendedor e Gerencial do curso de Administração. Os alunos se envolvem totalmente nas atividades predeterminadas, que vão desde a formação da sociedade, identificação de uma oportunidade de negócio e elaboração do projeto da empresa, até a negociação com fornecedores e comercialização dos produtos ou serviços. Além disso, os estudantes concluem o projeto apresentando o resultado financeiro do exercício”, explica Maria do Rosário Martins, professora coordenadora do Empresa-Ação.
No fim do processo, as empresas criadas serão avaliadas por uma comissão julgadora, formada por empresários convidados, docentes e alunos da Instituição. O resultado das avaliações será divulgado em solenidade especial e os três melhores trabalhos serão premiados.
Teoria e prática
Para o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Jens Erik Hansen, o projeto une teoria e prática para a realização de uma experiência in loco. “Mesmo que as empresas não tenham registro real, os procedimentos contábeis, na perspectiva do projeto, são reais. Além de formarem grupos que simulam a fiscalização de órgãos do governo, os alunos do terceiro e do quinto período do curso são responsáveis por toda a parte burocrática de documentação, emissão de nota fiscal e apuração dos resultados das empresas criadas”, detalha o coordenador.
Já as ações de Comunicação e Marketing são desenvolvidas com a participação dos alunos do 6º período do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, por meio da disciplina Planejamento de Campanha. Para isso, são criadas agências de comunicação para atender aos empreendimentos do Empresa-Ação. As agências desenvolvem desde os logotipos até as campanhas de lançamento e promoção dos produtos, sendo as atividades orientadas pelo professor Wagner Alexandre Arcioni, responsável pela disciplina.
Reconhecimento
No mês de abril deste ano, o projeto foi selecionado para apresentação no Workshop Ensinando Empreendedorismo, em Belo Horizonte, conduzido pelo professor doutor José Dornelas, especialista em empreendedorismo e plano de negócios, e um dos mais requisitados conferencistas sobre estes temas no Brasil. O evento reuniu as melhores iniciativas para ensino de empreendedorismo praticadas no país e exterior. Ao todo, apenas quatro exemplos de práticas acadêmicas de sucesso foram selecionados, dentre as quais, o projeto Empresa-Ação, apresentado pela professora Maria do Rosário Martins.
Assessoria de Comunicação Social
Centro Universitário do Leste de Minas Gerais