Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
pucrsFoi formalizada, na tarde desta quinta-feira, 21 de outubro, a cessão de uso do acervo de Cyro Martins para a PUCRS. Composto pela biblioteca pessoal do autor, originais de obras literárias e científicas, peças de interesse referentes à memória do escritor, mobiliário do seu consultório de psicanálise e obras de arte, o material está no Delfos - Espaço de Documentação e Memória Cultural desde 2007 para ser conservado e ficar disponível para pesquisadores e estudantes.
Estiveram presentes, além do Reitor Joaquim Clotet, os filhos do escritor, Cláudio Martins e Maria Helena Martins, e os coordenadores do Delfos, Luiz Antonio de Assis Brasil (geral) e Alice Moreira (executiva), entre outros. Clotet destacou a importância do autor, que fala sobre a identidade gaúcha, e o orgulho por receber seu acervo no Delfos.

Para a filha do escritor, "a acolhida do material preenche uma grande expectativa e a vontade do pai para que o acervo fosse cuidado e posto à disposição; tenho certeza que ele ficaria encantado". O filho, Cláudio Martins, que também é egresso da Universidade, cumprimentou o trabalho e a equipe do Delfos pelo trabalho desenvolvido. "Sinto uma grande afetividade a fico feliz pela acolhida", disse.

Referido como uma verdadeira "joia" pela coordenadora executiva, o acervo, um dos maiores do Delfos, já foi usado como tema de trabalhos de conclusão de curso de graduação e de mestrado.

Assessoria de Comunicação Social - PUCRS / ASCOM