Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O curso de Física da Faculdade de Ciências, Letras e Educação (Faclepp) da Unoeste obteve conceito 4 na Avaliação de Renovação do Reconhecimento do Curso, realizada a cada três anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). A avaliação foi realizada entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, por dois pós-doutores na área, um da Universidade Federal do Pará (UFPA) e outro do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).
Foram avaliados aspectos como: corpo docente, organização do curso, assistência aos alunos e questões estruturais como os laboratórios de física, química e informática, secretaria, diretoria e biblioteca. A avaliação do Inep pode variar de 1 a 5 e, segundo Cássio Fabian de Campos, novo coordenador de Física, o conceito 4 demonstra a capacidade e seriedade na formação de novos profissionais. “Além de trazer grande satisfação e recompensa para professores, gestores, diretoria e alunos, indica que estamos entre as melhores faculdades do país na graduação em Física”, comenta.

Mercado de trabalho - A graduação em Física existe há 34 anos e desde então prepara os profissionais para atuar em diversas áreas do mercado. “É preciso deixar claro que o físico não é aquele profissional feito apenas para dar aula, será docente se ele quiser e não é uma obrigação ou destino final”, explica Campos. Segundo ele é possível trabalhar em institutos de pesquisas como a Comissão Nacional de Energia Nuclear, Instituto de Pesos e Medidas, Instituto de Perícias Criminais, Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Petrobrás, institutos que utilizam materiais radioativos, institutos aeroespaciais e na área médica, editorias, consultorias e empresas que necessitem de um físico para o desenvolvimento de suas atividades.

“As áreas são amplas. O aluno também pode dar continuidade aos seus estudos nas especializações, mestrados e posteriormente em doutorado no país e no exterior”, diz. Antes de ingressar no corpo docente, Campos trabalhou no laboratório da Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde se formou, com ênfase em Cristalografia que determinava a rede cristalina de estruturas através de difração de raios-x. Durante o mestrado desenvolveu trabalhos no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) na modelagem dinâmica de manipuladores robóticos para Estação Espacial Internacional (ISS) e também trabalhou no instituto com projetos de foguetes propulsores para correção de manobras e alinhamentos de satélites.

“A docência é uma área maravilhosa e não me arrependo de ser professor em nenhum momento, pois ensinar jovens e mostrar que a física está presente no seu dia mais do que pensa é fascinante”, finaliza.

Oportunidade – O curso de Física é uma das opções do Vestibular 2011 da Unoeste. A prova está programada para o dia 20 de novembro, às 8h30, no campus II. As inscrições podem ser feitas na secretaria do campus I ou na internet no www.unoeste.br/vestibular

Assessoria de Imprensa Unoeste
(Universidade do Oeste Paulista)