O objetivo desta edição é mobilizar a população, em especial os jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. A SNCT pretende mostrar também a importância da Ciência &Tecnologia para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país, realizando dias de portas abertas em instituições de pesquisa e ensino, tendas da ciência em praças públicas, feiras de ciências, concursos, oficinas e palestras.
Na ocasião, o evento contará com a participação de cientistas nas escolas, jornadas de iniciação científica, distribuição de cartilhas, encartes e livros, exibição de filmes e vídeos, excursões, programas em rádios e TVs, e eventos que integram ciência, cultura e arte.
O Inpa é uma das 4.659 instituições participantes da edição 2010 ligadas à ciência e tecnologia espalhada pelo país. Na semana em que acontece o evento, o Instituto realizará atividades nas dependências de seus laboratórios, Casa da Ciência, Ilha da Tanimbuca, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Reserva do Inpa ZF2, Jardim Botânico e em escolas da capital e do interior do Amazonas, como Maués, Itacoatiara, Barcelos e Manacapuru.
Para o coordenador de extensão do Inpa, Carlos Bueno, o evento gera a possibilidade de popularizar o conhecimento científico e buscar investimentos para a área e acelerar o desenvolvimento do país. “Ciência e Tecnologia são uma das áreas desconhecidas da população como um todo, porém isso vem ganhando uma força maior, pois é justamente baseado em ciência e tecnologia que ocorrem os grandes desenvolvimentos, é tanto que os países que investem nesta área são países de primeiro mundo”, declarou.
Além do stand institucional do Inpa presente no Clube do Trabalhador no SESI, o Instituto também realizará exposição de amostras e protótipos de matérias produzidos com reaproveitamento de madeira, oficinas de sucos medicinais, malária e dengue, invertebrados, degustação de preparações com frutos regionais, além de cursos como os de criação de abelha sem ferrão, cultivo de cogumelos, confecção de papel artesanal e desenvolvimento sustentável.
De acordo com Bueno, o evento proporciona o esclarecimento à população de que as melhorias na vida da população são resultados de inovações, sejam elas científicas e/ou tecnológicas. “Inovação é a tecnologia que pegou. A intenção é mostrar para a população como ciência e tecnologia envolvem diretamente a vida de cada um, e como que os instrumentos gerados podem melhorar a vida da população”, esclareceu.
Além disso, o Inpa convidou alguns parceiros que estarão apresentando suas propostas dentro da semana em que o evento acontece. Como parceiros das atividades do Instituto estarão o Corpo de Bombeiros mostrando as noções básica de rapel e tirolesa, o Exército Brasileiro explicando as noções de sobrevivência da selva, Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Ainda como atividade da SNCT, o Inpa realizará no sábado (23), no Jardim Botânico de Manaus Adolpho Ducke, a edição especial do Projeto Circuito da Ciência em comemoração ao aniversário do Jardim Botânico. O projeto conta com o patrocínio da Petrobras e da Moto Honda e o apoio da Magistral, Brothers, Serviço Social do Comércio (Sesc/AM), Serviço Social da Indústria (Sesi), Museu da Amazônia (Musa), Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), além das coordenações do Instituto Coordenação de Pesquisas em Ciências da Saúde (CPCS), CPEC, Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea), Projeto Pirada e da Associação Amigos do Peixe Boi (Ampa).
Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)