Autores do artigo “Formação superior: uma prioridade da educação para a sustentabilidade no Brasil”, Patrícia Verônica e Saeed Kham concorreram com outros 43 trabalhos. Segundo a coordenadora do prêmio, Luciana Aguiar, “o artigo destacou-se pela qualidade de reflexão crítica e enfoque original”.
Em sua 10ª edição, o prêmio inscreveu 283 trabalhos, distribuídos nas categorias estudantes (174), professores (96) e mista (13). Ao todo, participaram 168 instituições de Ensino Superior de todo o País. Esta é a segunda vez que Patrícia Lima é distinguida no Prêmio Ethos-Valor. Em 2008 ela recebeu menção honrosa como orientadora do trabalho de conclusão de curso da estudante Fernanda Jackeline Aparecida de Paula Nonato, graduanda em Agronomia, vencedora na categoria estudante de graduação.
Em 2007 a professora venceu o Concurso Josué de Castro, promovido pelo MDA/NEAD/ANPCS e cujo objetivo é estimular a produção e difusão de novos estudos e de pesquisas empíricas sobre desenvolvimento rural.
De acordo com a Profª Patrícia Lima, a proposta do artigo agora premiado é inserir o conceito de desenvolvimento sustável em todas as áreas do ensino, partindo inicialmente de uma mudança na formação dos mestres.
O Prof. Francisco Casimiro Filho, Chefe do Departamento de Economia Agrícola da UFC, disse que “é uma satisfação para o Departamento de Economia Agrícola ter uma professora como Patrícia, que traz contribuições significativas para a UFC, engajando-a cada vez mais no processo de transformação social".
Fonte: Prof. Francisco Casimiro Filho, Chefe do Departamento de Economia Agrícola da UFC