Para o período indicado, foram selecionados 29 pesquisadores de todo o País, sendo que cinco deles são do Estado de São Paulo.
Entre eles, está um pesquisador do Instituto de Física de São Carlos: o Professor Doutor Antonio José da Costa Filho.
Costa Filho é integrante do grupo de Biofísica Molecular “Sérgio Mascarenhas”, com ênfase na área de Espectroscopia por Ressonância Magnética.
Atua, principalmente, no estudo de mudanças conformacionais em proteínas e suas interações com modelos de membranas biológicas. Mais recentemente, Costa Filho também tem se interessado pela pesquisa de interações entre pequenas moléculas, como fármacos e complexos metálicos, e modelos de membrana.
Seu projeto de pesquisa “Marcação de spin sítio dirigida e ressonância magnética eletrônica: uma nova abordagem para o estudo de interações membrana-proteína e proteína-proteína”, foi agraciado pela FAPESP com uma bolsa na modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular.
Além de Costa Filho, os outros membros paulistas associados são: Cristiano Monteiro de Barros Cordeiro, Dario Simões Zamboni, Leandro Helgueira de Andrade e Thiago Mattar Cunha.
Assessoria de Comunicação
IFSC-USP