Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A ABC (Academia Brasileira de Ciências) divulgou ontem, dia 13 de outubro, a lista dos novos membros afiliados para o período 2011-2015. Esta lista apresenta jovens pesquisadores promissores que se destacam na produção científica de sua região, selecionados pelos membros titulares que exercem atividade nesta mesma região. Os membros afiliados selecionados terão, durante o período em que ficam associados à ABC, o dever de colaborar com as pesquisas científicas, individual ou coletivamente, prestigiando a Academia e o desenvolvimento do País, além do direito de participar de todas as atividades desenvolvidas pela Academia.
Para o período indicado, foram selecionados 29 pesquisadores de todo o País, sendo que cinco deles são do Estado de São Paulo.

Entre eles, está um pesquisador do Instituto de Física de São Carlos: o Professor Doutor Antonio José da Costa Filho.

Costa Filho é integrante do grupo de Biofísica Molecular “Sérgio Mascarenhas”, com ênfase na área de Espectroscopia por Ressonância Magnética.

Atua, principalmente, no estudo de mudanças conformacionais em proteínas e suas interações com modelos de membranas biológicas. Mais recentemente, Costa Filho também tem se interessado pela pesquisa de interações entre pequenas moléculas, como fármacos e complexos metálicos, e modelos de membrana.

Seu projeto de pesquisa “Marcação de spin sítio dirigida e ressonância magnética eletrônica: uma nova abordagem para o estudo de interações membrana-proteína e proteína-proteína”, foi agraciado pela FAPESP com uma bolsa na modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular.

Além de Costa Filho, os outros membros paulistas associados são: Cristiano Monteiro de Barros Cordeiro, Dario Simões Zamboni, Leandro Helgueira de Andrade e Thiago Mattar Cunha.

Assessoria de Comunicação
IFSC-USP