Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
abc-academia-logoA Academia Brasileira de Ciências (ABC) divulgou a relação de seus novos membros afiliados para o período de 1º de janeiro de 2011 a 31 de dezembro de 2015. Dos 29 jovens pesquisadores indicados, cinco são do Estado de São Paulo: Antonio José da Costa Filho, Cristiano Monteiro de Barros Cordeiro, Dario Simões Zamboni, Leandro Helgueira de Andrade e Thiago Mattar Cunha. Costa Filho, professor da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos, tem experiência na área de biofísica molecular, com ênfase em espectroscopia por ressonância magnética, atuando principalmente no estudo de mudanças conformacionais em proteínas e suas interações com modelos de membranas biológicas.
Seu projeto de pesquisa “Marcação de spin sítio dirigida e ressonância magnética eletrônica: uma nova abordagem para o estudo de interações membrana-proteína e proteína-proteína” foi apoiado pela FAPESP na modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular.

Cordeiro é professor do Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e atua com os temas fibras de cristal fotônico, fibras ópticas especiais com novas funcionalidades, sensores e dispositivos a fibra óptica, design e fabricação de fibras especiais, óptica não-linear, cristal fotônico e estudo holográfico de redes em materiais fotossensíveis. Teve Bolsa de Pós-Doutorado e de Doutorado da FAPESP.

Zamboni, professor na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, tem experiência na área de microbiologia e imunologia, com ênfase na interação patógeno-célula hospedeira. Atualmente, desenvolve a pesquisa “Reconhecimento de patógenos bacterianos por receptores intracelulares e sua importância no controle da infecção microbiana”, apoiado pela FAPESP por meio do Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.

Andrade é professor do Instituto de Química da USP e diretor da Divisão de Química Orgânica da Sociedade Brasileira de Química. Desenvolve atividades de pesquisa com ênfase em biocatálise aplicada à síntese orgânica.

Andrade desenvolve a pesquisa “Busca e caracterização de álcool desidrogenases microbianas para aplicação na síntese de alcoóis quirais”, conduzida no âmbito do Programa Biota-FAPESP.

Thiago Mattar Cunha, professor da FMRP-USP, tem experiência na área de farmacologia, com ênfase em farmacologia da inflamação e da dor. Teve Bolsa de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado da FAPESP e é pesquisador principal no Projeto Temático “Mediadores envolvidos na gênese da dor e migração de leucócitos e na sepse”, coordenado pelo professor Sérgio Henrique Ferreira.

Os demais membros afiliados são: Ana Carla dos Santos Bruno, Carlos Gustavo Nunes da Silva e Eduardo Freire Nakamura (Amazonas), Marcelo Cancela Lisboa Cohen e Rodrigo da Silva (Pará), Camila Indiani de Oliveira e Gisela Olimpio da Rocha (Bahia), Antonio Gomes de Souza Filho (Ceará), Severino Alves Jr. (Pernambuco), Diego Marques Ferreira e Paulo Anselmo Ziani Suarez (Distrito Federal), João Trindade Marques, Jussara Marques de Almeida e Luiz Gustavo Farah Dias (Minas Gerais), Alexander Arbieto Mendoza, Eduardo Souza Fraga, Emiliano Horacio Medei, Flavia Carvalho Gomes e Gabriel Rodríguez de Freitas (Rio de Janeiro), Diego Bonatto, Lisiane de Oliveira Porciúncula, Maria Martha Campos e Tatiana Roman (Rio Grande do Sul) e Patricia Fernanda Schuck (Santa Catarina).

Mais informações: www.abc.org.br

Agência FAPESP