Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O plano de inovação Nanotecnologia magnética aplicada à indústria de combustíveis, desenvolvido pela equipe Nanotug da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ficou com a primeira colocação do júri técnico no Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação. A equipe Nanotug conta com Aluir Dias Purceno, do ICEx, Juliana Lott Carvalho e Felipe Tadeu Fiorini, do ICB. O plano de Inovação dos alunos propõe a criação de nanopartículas capazes de interagir água com óleo com maior facilidade e rapidez. O projeto pode ser utilizado, por exemplo, na desemulsificação da produção de petróleo.
As equipes do Programa Mineiro de Empreendedorismo, iniciativa do Sistema Mineiro de Inovação (Simi), foram inseridas em situações do cotidiano de um empreendedor e do processo de inovação e, a partir de planos de inovação, elaboraram produtos em que fosse utilizado o conhecimento científico. Os melhores planos de cada universidade mineira foram expostos na Inovatec e, na última quinta, dia 7 de outubro, a equipe da UFMG, a partir da escolha de um júri técnico, foi premiada com viagem ao SkySong, centro de inovação localizado na Universidade do Arizona (EUA).

O segundo lugar ficou com o grupo da Universidade Federal de Lavras (Ufla), que propõe transformar a glicerina residual do biodiesel em produtos com valor agregado. O mesmo plano obteve também o segundo lugar pelo júri popular. Em terceiro lugar, ficou a Universidade Federal de Viçosa (UFV) com o projeto Utilização de biorreator de microalgas na fixação de CO2 com aproveitamento de biomassa.

(Com informações da Rádio UFMG Educativa)