Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Pelo terceiro ano consecutivo, a equipe brasileira é a campeã geral da Olimpíada Ibero-Americana de Física (OIbF), competição destinada a alunos do ensino médio e cujas eliminatórias se dão pela Olimpíada Brasileira de Física (OBF). A 15ª edição do torneio foi realizada no Panamá, de 26 de setembro a 2 de outubro, ocasião em que a equipe formada pelos estudantes Danilo de Albuquerque, Elder Yoshida, Lucas Souza e Matheus de Paula conquistou quatro medalhas de ouro, colocando o Brasil no primeiro lugar da competição.
Os quatro haviam sido selecionados na OBF 2008, enquanto cursavam a 1ª série do ensino médio. Desde então, passaram por treinamentos e foram acompanhados pela Comissão de Preparação da OBF. No final desse processo, os quatro tiveram aulas teóricas e experimentais durante uma semana no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), no campus de São Carlos (SP).

Destinada a alunos do último ano do ensino médio, a OIbF reuniu 71 competidores de 17 países da América Latina, mais Portugal e Espanha. Cada nação pode enviar, no máximo, quatro estudantes.

A OBF também seleciona alunos para a International Physics Olympiad (IPhO) que este ano reuniu 380 estudantes de 82 países, em julho na Croácia. Naquela competição, a equipe brasileira formada pelos alunos Cássio dos Santos Sousa, Filipe Rodrigues de Almeida Lira, Gustavo Haddad Francisco Braga, Rodrigo Alencar e Rodrigo Silva conquistou cinco medalhas de bronze.

Atualmente, o Brasil é o país da América Latina com o maior número de medalhas na IPhO e na OIbF.

Mais informações: www.sbf1.sbfisica.org.br/olimpiadas

Agência FAPESP