Diante dessa constatação, vários esforços têm sido registrados na tentativa de conter esses inconvenientes.
O livro "Química Verde: fundamentos e aplicações" descreve os conceitos-chave desta área em uma linguagem simples, focando alguns dos seus princípios básicos, tais como catálise, solventes, minimização de resíduos e o desenvolvimento de processos mais seguros e eficientes. Na obra foram incluídos exemplos de sua aplicação na indústria, demonstrando a importância da Química Verde em todos os setores, além de relatos de experiências das autoras e de outros pesquisadores na área.
Para o diretor da EdUFSCar, Oswaldo Truzzi, a conquista do Prêmio reflete o crescimento no cenário editorial e o papel da editora na promoção de obras de divulgação dos trabalhos acadêmicos. "Esse reconhecimento é muito significativo porque é o primeiro Prêmio que a EdUFSCar recebe por uma obra. Isso é muito importante para nós. Estamos contentes e apontamos os méritos das professoras Arlene Corrêa e Vânia Zuin na organização de um livro que aborda um tema que vem ganhando espaço em todos os espaços do nosso cotidiano", afirma. Em 1995, a EdUFSCar recebeu o prêmio Jabuti na categoria "Amigo do Livro", em decorrência dos projetos de incentivo à aquisição de livros.
O livro "Química Verde" está disponível para venda na Livraria da EdUFSCar, localizada na área Norte do campus São Carlos da UFSCar, ou pela Internet, em www.editora.ufscar.br. Mais informações sobre o Prêmio Jabuti podem ser acessadas em www.premiojabuti.org.br.
Comunicação Social da Universidade Federal de São Carlos