Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Internautas poderão acompanhar, em tempo real, o tráfego de mensagens no Twitter relacionadas aos presidenciáveis durante o último debate antes do primeiro turno das eleições de 3 de outubro. A tecnologia, desenvolvida por pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Web (InWeb), com coordenação do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, estará disponível no endereço. O debate, que reunirá os candidatos Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), será transmitido pela Rede Globo, a partir de 22h30.
A ferramenta exibirá, minuto a minuto, as citações feitas na rede social aos candidatos Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PV), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) e José Serra (PSDB). Um gráfico apresentará essa oscilação. Ao mesmo, será possível acompanhar o conteúdo dos tweets a partir de dois recursos: a nuvem de frases e a chuva de bolas, com os termos e as palavras mais comentadas no minuto anterior.

“Teremos a chance de identificar como as falas e respostas dos candidatos serão utilizadas pelos militantes e pelas campanhas dos partidos para tentar repercutir o debate no Twitter”, destaca Regina Helena Alves da Silva, pesquisadora do InWeb e professora do Departamento de História da UFMG.

Desafio
O monitoramento se dá em quatro etapas: coleta instantânea de uma amostra de tweets, extração a partir dos nomes dos presidenciáveis, identificação de frases mais comuns e apresentação no site. “O principal desafio técnico foi tratar um grande volume de mensagens ao mesmo tempo. Foi preciso equilibrar as várias fases do processo para alcançar estabilidade na visualização”, explica o professor Wagner Meira Júnior, do Departamento de Ciência da Computação e pesquisador do InWeb.

Outros recursos do Observatório das Eleições 2010 podem ser acessados aqui.

Assessoria de Imprensa da UFMG