Além disso, o evento apresentará uma minuta do Estatuto Social do FunBEA, para regulamentar o Fundo. O FunBEA vem sendo desenvolvido por meio de projeto de extensão da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com a Universidade de São Paulo, Universidade de Campinas, Ministérios do Meio Ambiente e da Educação, Coordenadoria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de São Carlos, e profissionais de áreas correlatas atuantes em diferentes coletivos de educadores ambientais no País. A ação busca agregar, desde o seu início, a participação de representantes dos setores empresarial, não governamental, governamental, agências de fomento e do sistema das Nações Unidas, bem como das Redes e Coletivos que atuam na área.
A criação do FunBEA é importante devido a inexistência de um fundo específico para EA no País, já que os principais mecanismos de financiamento, em âmbito federal, são o Fundo Nacional do Meio Ambiente, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e Fundo de Defesa dos Direitos Difusos. Assim, torna-se fundamental discutir novos arranjos para o financiamento da Educação Ambiental. A partir de estudos e pesquisas na área do financiamento ambiental, o FunBEA percebeu a necessidade de criação de um fundo de interesse público, com transparência, participação e controle social que se proponha ao financiamento de ações públicas e estruturantes de EA.
O evento começa no dia 27 de setembro, às 19 horas, no Anfiteatro Bento Prado Júnior, área Norte do campus São Carlos da UFSCar. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Comunicação Social da Universidade Federal de São Carlos