Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Com cerca de mil voluntários e cobertura em várias praias, mangues e rios de Guarujá, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias será realizado na manhã deste sábado, a partir das 9 horas. A campanha, que ocorre na cidade há 10 anos, tem o objetivo de alertar banhistas e visitantes sobre os perigos do descarte de lixo nas praias. O mutirão acontece neste sábado, dia 25 de setembro, nas praias de Guaiuba, Tombo Astúrias Pitangueiras, Enseada, Pernambuco, no mangue Sítio Conceiçãozinha, no Canal de Bertioga (com auxílio de barcos) e no Rio do Meio.
Os voluntários irão às praias coletar e catalogar o lixo lá depositado diretamente pelos usuários locais ou por descargas no mar originadas de navios ou rios.

Segundo a coordenadora do projeto no município, a educadora ambiental Heloisa Prado Pinto, os dados resultantes desta catalogacão são encaminhados para a Ocean Conservancy que os repassa para as Nacões Unidas. “Essas informações vão permitir medidas de conscientização e recuperação das regiões objeto do programa”.

Como será

Para os voluntários previamente inscritos serão fornecidas luvas de borracha, sacos de lixo, água e maçã. “Mas quem quiser participar e ainda não se inscreveu, basta comparecer no dia 25, sábado, às 09h, em um dos locais de encontro levando o seu par de luvas”, esclarece Heloisa. A organização do evento fornecerá ainda sacos de lixo e os formulários para a catalogação dos itens recolhidos a todos.

Em 2010, serão voluntários de 5 a 75 anos, distribuídos em praias, rios, áreas de mangue e um grupo com barcos fazendo canais e costões que não são acessíveis por terra. “Este ano estamos comemorando 10 anos do evento em Guarujá e temos uma previsão de superar o número de voluntários do ano anterior”, afirma. Desde o primeiro mutirão no Guarujá, em 2001, o número de participantes cresce, chegando em 2009 a 900 voluntários. A Unaerp apóia a iniciativa desde 2002.

A novidade no Guarujá será a participação de voluntários do Bank of American de São Paulo, que já participam há vários anos nos Estados Unidos. Este grupo de voluntários virá de São Paulo para participar acompanhados de representantes da coordenação brasileira do evento, a ASSU Ubatuba.

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é coordenado pela UNAERP Campus Guarujá, AMA – Amigos do Meio Ambiente e Secretaria do Meio Ambiente de Guarujá, com apoio do Strand Hotel, Bistro Lounge, GREMAR, Associação dos Quiosqueiros de Guarujá, 17º Grupamento de Bombeiros e Ducha Refresh. A campanha International Coastal Cleanup (Dia Mundial de Limpeza de Praias) é realizada em vários países há 20 anos pela ONG The Ocean Conservancy.

Na Praia do Perequê, os alunos da Escola Estadual Pastor Jaconias e da Escola Municipal de Educação Infantil Guilherme Furlani Junior já realizaram o mutirão no dia 17 de setembro limpando a praia e o mangue da região, coordenados pala professora Rosangela Maria Oliveira Cordeiro Ribeiro com apoio da organização municipal do evento.

O que é

O Dia Mundial de Limpeza de Praias surgiu há 25 anos a com o objetivo de recolher e analisar o lixo presente em algumas praias americanas. Ao longo dos anos esta campanha cresceu, e vários países de diferentes continentes começaram a participar, imbuídos do mesmo espírito: alertar a população, as autoridades políticas e científicas, as grandes indústrias e a mídia sobre o problema do descarte inadequado do lixo (orgânico e sucata) em todos os ambientes onde vivemos.

Pontos de Encontro:

·         Posto 1 de Guarda-Vidas dos Bombeiros da Praia de Guaiúba
·         Posto 2 de Guarda-Vidas dos Bombeiros da Praia do Tombo
·         Posto 3 de Guarda-Vidas dos Bombeiros da Praia das Astúrias
·         Posto 4 de Guarda-Vidas dos Bombeiros da Praia de Pitangueiras
·         Escola de Surfe do Pirata na Praia de Pitangueiras
·         Postos 7, 9 e 11 de Guarda-Vidas dos Bombeiros da Praia da Enseada
·         Posto 12 de Guarda-Vidas dos Bombeiros da Praia de Pernambuco