Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
univali_logoOs professores Edison Villela, Osvaldo Ferreira de Melo, Gabriel Real Ferrer e Rosendo Augusto Yunes recebem nesta quarta-feira, 22, o título de Doutor Honoris Causa da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), durante as comemorações do 46º aniversário de ensino superior em Itajaí. O título é uma honraria atribuída pelo Conselho Universitário e distingue personalidades que tenham contribuído para a educação, ciência e cultura de maneira geral e, especificamente, para a instituição. A solenidade inicia às 19h30 no Anfiteatro Adelaide Konder, no campus Itajaí.
A cerimônia marca as comemorações do aniversário de fundação da Sociedade Itajaiense de Ensino Superior, criada com duas faculdades: a de Ciências Jurídicas e Sociais, e a de Filosofia, Ciências e Letras, criadas em 1964 e que, mais tarde, se tornaram a Fundação Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Desde então, a Univali tornou-se uma das maiores e mais importantes universidades brasileiras. Ela tem sede em Itajaí, mas está presente, também, ao longo do litoral Centro-Norte de Santa Catarina em Balneário Piçarras, Balneário Camboriú, Tijucas, Biguaçu, São José e Florianópolis.

A instituição oferta mais de 70 cursos de graduação presenciais e a distância, entre bacharelados, licenciaturas e tecnólogos compreendendo um universo de quase 26 mil alunos, oferecendo ensino desde a educação básica até a pós-graduação (com cursos lato e stricto sensu).

Nesse universo, atuam grupos de pesquisas e projetos de extensão, o que movimenta não só a comunidade acadêmica, mas também a população do seu entorno. Além disso, a Fundação Univali mantém o Hospital Universitário Pequeno Anjo, o Laboratório de Análise e Produção de Medicamentos, a Rádio Univali FM, a TV Univali, uma editora, e convênios com universidades em todo o mundo.

Os homenageados

Edson Villela, ex-reitor da Univali, receberá a homenagem por sua liderança política e acadêmica para a consolidação do projeto de Universidade viabilizando sua expansão pelo litoral centro-norte catarinense com a instalação dos campi e o acesso das comunidades locais ao ensino superior.

Gabriel Real Ferrer, doutor em Direito, recebe a honra por sua contribuição para o progresso da ciência, espírito de cooperação e doação e pelos relevantes serviços prestados em prol do ensino e da pesquisa na Univali.

Osvaldo Ferreira de Melo, possivelmente o jurista mais importante de Santa Catarina,principalmente por sua atuação no magistério jurídico. Recebe a homenagem pela dedicação ás artes, pelas virtudes pessoais.

Rosendo Augusto Yunes, doutor em Química, será homenageado por sua relevante contribuição científica e social, espírito de cooperação e doação, além dos inúmeros serviços prestados em prol da pesquisa na Univali e para o progresso da ciência no Brasil e no mundo.

Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional/ Univali - SC