O intercâmbio entre as universidades seria feito por meio da instalação, na UFPA, do Instituto Confúcio, fundação criada em Shandong, no ano de 2007, com o intuito de ensinar a língua e a cultura chinesa para países estrangeiros. No Brasil, o Instituto Confúcio já está instalado em universidades, como a UNB e a USP.
Segundo o professor Flávio Nassar, “A humanidade vive um momento de quebra de antigas barreiras e de surgimento de possibilidades de cooperação, mesmo entre povos com caminhos até então diferentes, como o Brasil e a China”, disse ele. “O ensino da língua e o intercâmbio cultural são muito importantes para aproximar os povos, tendo em vista novos processos de cooperação. É neste sentido que a UFPA tem, sim, o interesse de acolher um núcleo do Instituto Confúcio”, ressalta o pró-reitor.
Também foram discutidos os projetos em energia e gás natural no Estado do Pará e Cooperação Ambiental.
Shandong: É uma província situada no nordeste da China. Tem uma população de mais de 90 milhões de habitantes, com uma economia baseada na agricultura, indústria e extração de minérios e petróleo. Nos últimos seis meses, chegou a ter um crescimento econômico de até 13,6%. Shandong também é a cidade natal do pensador Confúcio.
Assessoria de Comunicação da UFPA