Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O reitor da Universidade Federal do Pará, Carlos Maneschy, recebeu, nesta quarta-feira, 15,  a visita do embaixador da Itália no Brasil, Gherardo La Francesca. O representante do governo italiano está de passagem por Belém e segue uma agenda cheia de compromissos em uma rápida estada de apenas dois dias na capital paraense. Além do reitor Carlos Maneschy, participaram da reunião o pró-reitor de Relações Internacionais, professor Flávio Nassar; o adido científico da embaixada italiana, doutor Roberto Spandre; o diretor do Centro de Pesquisas “Enrico Avanzi” da Universidade de Pisa (Itália), professor Marco Mazzoncini;  a coordenadora da Casa de Estudos Italianos, professora Heloísa Bellini; e o diretor do Núcleo de Ciências Agrárias e Ambientais da UFPA, professor Paulo Martins.
“Momento Itália-Brasil” - Durante o encontro, foi discutida a possibilidade da UFPA colaborar com o “Momento Itália-Brasil 2011-2012”, evento nacional que está sendo organizado pela embaixada italiana para acontecer nos próximos dois anos. Segundo Gherardo La Francesca, a participação das universidades é muito importante, uma vez que um dos principais públicos visados é justamente o de jovens. Além disso, o embaixador destacou que quer a cooperação da UFPA na própria pesquisa. “Uma exposição sempre tem que ser fruto de uma pesquisa, e nós queremos que o Brasil participe desta pesquisa”, ressaltou.

Já o reitor Carlos Maneschy reiterou a estima pela parceria entre a UFPA e a embaixada da Itália, as quais já estiveram reunidas anteriormente. “Por várias vezes, manifestei o quanto prezo esta nossa parceria, e acho importante que possamos expandi-la”, disse o reitor. “Além disso, o papel das universidades é importante em um evento desta natureza.”

Parcerias - O pró-reitor de Relações Internacionais, Flávio Nassar, lembrou, também, que a UFPA mantém parcerias de cooperação com diversas universidades italianas, como as Universidades de Trento, Florença, Milão e Bolonha. “isto facilita o desenvolvimento de pesquisas e atividades voltadas para o Momento Itália-Brasil”, destaca o pró-reitor. Além disso, o professor Nassar pediu a cooperação do embaixador para impulsionar o curso de Cultura e Literatura Italiana na UFPA, ao que La Francesca concordou.

Nesta quinta-feira, 16, pela manhã, o embaixador participou da Abertura do Seminário de Novas Tecnologias Itália/Brasil e, durante a tarde, visita o Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá, na UFPA.

Assessoria de Comunicação da UFPA