Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
inpa-logoA Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou essa semana a avaliação trienal de 2010 do desempenho dos programas de pós-graduação do Brasil. Dentre os programas oferecidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCT), o Programa de Pós-Graduação em Ciências de Florestas Tropicais (PPG-CFT) alcançou média máxima na avaliação para cursos de mestrado, ou seja, obteve nota cinco. O Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPG-Eco) também obteve nota cinco, mantendo o nível obtido na última avaliação para mestrado e doutorado.
Ao todo oito programas do Inpa, sendo um em parceira com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) obtiveram médias relevantes, com notas estabelecidas entre três e cinco.

Segundo a Capes, as instituições são avaliadas com base nos professores, alunos, teses e dissertações; produção intelectual. Além disso, os cursos são avaliando também pela inserção social e diferenciais de alta qualificação e desempenho de forte liderança nacional.

As notas vão de 1 a 7. Os cursos com notas 1 e 2  representam desempenho fraco ou abaixo do padrão e podem perder o credenciamento pela Capes. A nota 3 equivale ao padrão mínimo, a nota 4 representa bom desempenho, já a pontuação 5  revela alto nível de desempenho  e é considerada maior nota para cursos só com mestrados. Por sua vez as notas  6 e 7 são para desempenho equivalente aos centros de ensino e pesquisa  internacionais

Ascom
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)