Na avaliação, 85 (2,1%) cursos não alcançaram a nota mínima, 3, e podem ser fechados. Dos 4.099 cursos, 780 alcançaram a nota mínima, o equivalente a 19% do total.
"Os programas correspondem às áreas de conhecimento em pós-graduação nas instituições, podendo englobar mais de um curso (mestrado e doutorado, por exemplo)”, afirmou o diretor de avaliação da Capes, Lívio Amaral. “Os cursos são as unidades (das titulações) avaliadas", completou.
As avaliações geram notas de 1 a 7. Os cursos com notas 1 e 2 (desempenho fraco, ou abaixo do padrão) podem ser descredenciados pela Capes; a nota 3 equivale ao chamado "padrão mínimo"; 4 é para "bom desempenho"; 5 para cursos com "alto nível de desempenho" (maior nota para cursos só com mestrados); 6 e 7 são para desempenho equivalente ao dos mais importantes centros internacionais de ensino e pesquisa.
Em relação aos cursos da Unisc, os programas de pós-graduação em Educação, em Letras e em Sistemas e Processos Industriais mantiveram a nota 3, ao passo que os programas de pós-graduação em Direito – Mestrado e Doutorado e em Desenvolvimento Regional - Mestrado e Doutorado confirmaram a nota 4. O Mestrado em Promoção da Saúde, recentemente reconhecido pela Capes, não participou dessa avaliação. A novidade ficou por conta do Mestrado em Tecnologia Ambiental, que obteve conceito 4 na avaliação trienal, considerado um avanço importante na trajetória do programa.
De acordo com a professora Rosângela Gabriel, coordenadora de pós-graduação stricto sensu da Unisc, os resultados divulgados são motivo de grande satisfação para a instituição, que vê reconhecido o esforço de pesquisadores e estudantes na produção de novos conhecimentos e na qualificação de recursos humanos. A avaliação dos programas pela Capes engloba o desempenho dos três últimos anos, ou seja, de 2007, 2008 e 2009. As instituições de ensino superior são avaliadas com base nos seguintes quesitos: corpo docente; corpo discente, teses e dissertações; produção intelectual; inserção social e diferenciais de alta qualificação e desempenho de forte liderança nacional.
Assessoria de Imprensa - Unisc