A média nacional de melhoria das notas dos Programas de Pós-Graduação brasileiros foi de 20%, enquanto a PUCRS teve 48% dos seus Programas com melhoria de conceito.
Entre os com nota 6, estão o Programa de Pós-Graduação em Biociências (Zoologia); Educação; Filosofia; Gerontologia Biomédica; Medicina e Ciências da Saúde; História e Serviço Social. Com desempenho 5 se destacam o programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios; Biologia Celular e Molecular; Ciências Criminais; Comunicação Social; Direito; Linguística e Letras; Medicina Pediatria e Saúde da Criança; Odontologia e Psicologia.
"Esta avaliação trienal da Capes reflete a qualidade e a excelência dos Programas de Pós-Graduação da PUCRS, cujos resultados são fruto do comprometimento e competência dos docentes, pesquisadores e alunos do Mestrado e Doutorado da Instituição. Certamente o ambiente acadêmico da Universidade, envolvendo suas atividades de pesquisa e de ensino (tanto de graduação como de pós-graduação), pautadas por critérios de qualidade e relevância, propicia aos nossos estudantes e docentes um espaço de crescimento acadêmico e profissional diferenciado, no padrão das melhores Universidades internacionais" ressalta o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Jorge Audy.
As instituições de ensino superior são avaliadas por seu corpo docente, discente, teses e dissertações, produção intelectual, inserção social e diferenciais de alta qualificação e desempenho de forte liderança nacional. Foram avaliados 2.718 programas acadêmicos, que correspondem aos 4.099 cursos no País. Deles, conforme informações da Capes, 2.436 são mestrados, 1.420 são doutorados e 243, mestrados profissionais.
Assessoria de Comunicação Social - PUCRS / ASCOM