Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Cinco alunos de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) viajam na próxima semana para Portugal. Eles foram os selecionados para o Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades e vão cursar um semestre nas Universidades de Beira Interior e Minho. Nesta terça-feira, 14, eles participaram de um encontro com o reitor da UFPA, Carlos Maneschy, e com as assessoras da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), Leila Assef e Lindalva Moraes, no prédio da Reitoria.
Acompanhados dos pais, os alunos receberam orientações acadêmicas e informações sobre as universidades portuguesas. Na ocasião, o reitor destacou a importância do programa de intercâmbio para as formações acadêmica e pessoal dos estudantes. “Essa é uma oportunidade única que vai mudar a vida de vocês, no sentido de enriquecê-los como estudantes e também como cidadãos”, aconselha Maneschy. “A Universidade fica honrada com a participação de vocês. Para uma instituição de ensino superior que não tinha uma inserção internacional como essa, aos poucos, estamos ganhando espaço e esse momento é de celebração institucional”, enfatizou.

Os alunos contemplados com as bolsas são dos cursos regulares de Administração, Letras e Comunicação Social. Três deles irão cursar na Universidade do Minho e dois na Universidade Beira Interior. O estudante Alessandro Medeiros da Silva, do oitavo semestre de Administração da UFPA, conta que já está se preparando para viver em outro país e diz que pretende aproveitar, ao máximo, a experiência. “Tenho certeza de que isso só vai engrandecer a minha vida profissional e, ao retornar, quero socializar o conhecimento adquirido e a vivência luso-brasileira”, disse.

Experiência – Os estudantes da UFPA que participaram do curso de intercâmbio por meio do Programa Top China, coordenado pelo Banco Santander, também participaram do encontro. Eles contaram um pouco da experiência acadêmica e de vida que tiveram nas Universidades de Shanghai Jiao Tong e Pequim.

Eles foram contemplados com bolsas em julho deste ano e fizeram o curso sobre meio ambiente e urbanismo, sob a perspectiva da sustentabilidade, nas cidades de Xangai e Pequim. Nathália Font, aluna de Arquitetura, disse que ficou encantada com o conhecimento gerado naquele país, principalmente com a tecnologia aplicada à arquitetura contemporânea. “É muito bom poder compartilhar essa experiência com os colegas”, relatou.

Programa - O Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades tem o objetivo de potencializar as relações acadêmicas entre Brasil e Portugal como um fator que contribui para um maior desenvolvimento de ambos os países e para a construção de um espaço ibero-americano de educação superior, por meio da mobilidade de estudantes entre os dois países.

Assessoria de Comunicação da UFPA