Bruno Oliveira de Almeida, de Rio Grande, o único homem da turma, cursa Matemática e está muito empolgado com a chance de estudar na Europa. Para ele, essa é uma ótima oportunidade de adquirir conhecimento e experiência. “Já sonhava em ir para o Exterior”. Gabriela Bailas, de Pelotas, que cursa Física, diz que apesar da distância da família, a possibilidade de ir para fora do Brasil obter enriquecimento cultural e profissional justifica a escolha. Os benefícios que os estudantes terão, além da participação nos cursos em Portugal, são seguro saúde e auxílio instalação e bolsa no valor de 600 euros por mês (cerca de R$ 1326,00 pela cotação desta semana).
Os membros da equipe do projeto farão deslocamento anual com duração mínima de dez e máxima de 30 dias, com o objetivo de facilitar a integração dos alunos à nova cultura universitária, ajustar as respectivas estruturas curriculares, acompanhar o desenvolvimento do projeto, avaliar os seus impactos e manter comunicação permanente Em todo o Brasil, foram selecionados 30 projetos e 210 alunos. Os estudantes que viajam deveriam ter cursado dois semestres da graduação (Licenciatura ou sistema de ciclos).
A FURG participa do programa visando a oportunizar novos itinerários formativos num espaço de estudo e socialização de novas experiências, através do intercâmbio entre estudantes e docentes da Instituição e da Universidade de Coimbra, potencializando a formação do professor nos cursos de Licenciatura. Entre os vários objetivos específicos está o de promover nos estudantes dos cursos de Licenciatura da FURG uma sólida formação científica e cultural.
Assessoria de Comunicação Social - FURG