A THE-QS era então uma das listas mais respeitadas, juntamente com a da Universidade de Xangai, e colocou a Unicamp entre as 200 melhores em 2007, saltando da 448ª para a 177ª posição – nesse mesmo período a USP passou da 184ª para a 175ª colocação. Entretanto, a revista decidiu pôr fim à parceria, alegando que a empresa atribui peso exagerado às opiniões subjetivas de acadêmicos e empresários (40% da avaliação). Esta classificação de 2010 é, portanto, a primeira elaborada isoladamente pela QS.
A Times Higher Education, por sua vez, também vai divulgar seu ranking no próximo dia 16, agora com a colaboração da Thomson Reuters, considerada a maior agência internacional de notícias e multimídia do mundo e fruto da fusão, em 2007, da canadense Thomson Corporation e da britânica Reuters. A informação é de que a THE promoveu mudanças de metodologia, com ênfase nos indicadores acadêmicos e menor importância para as opiniões de especialistas.
O QS World University Rankings de 2010 colocou a Universidade de Cambridge (Grã-Bretanha como a melhor do mundo, à frente da Universidade de Harvard, que liderou todas as listas anteriores. Os Estados Unidos, porém, continuam a dominar o ranking, com seis instituições entre os dez primeiros lugares e 31 entre as cem melhores do mundo. A Universidade de Yale, a Universidade College de Londres (UCL), o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a Universidade de Oxford, o Imperial College de Londres, a Universidade de Chicago, o Instituto Tecnológico da Califórnia (Calitech) e a Universidade de Princeton completam a lista das top 10.
QS World University Rankings 2010
Comunicação Social
Unicamp