Segundo Haddad, o ensino oferecido na instituição paulista habilita os estudantes a disputar vagas em qualquer universidade pública do país. “O instituto federal de São Paulo, pelas notas dos alunos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), pode ser considerado o melhor estabelecimento público de ensino médio do estado”, disse. “A qualidade da educação é comparável à de qualquer país desenvolvido.”
Lula destacou o crescimento do número de universidades federais no estado e de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) oferecidos aos estudantes paulistas. “Já passaram pelo ProUni 704 mil estudantes. Só em São Paulo, foram 234 mil”, destacou o presidente.
Na visão de Lula, a concepção de educação mudou no país nos últimos anos. “Hoje, os prefeitos não fazem mais pedidos apenas de coisas triviais para a educação; querem, também, campi de universidades e escola técnica”, disse.
Pelo plano de expansão e interiorização dos campi, ressaltou Lula, já existem 14 novas universidades federais e 118 extensões universitárias. Na educação profissional, estão em funcionamento 187 novas escolas, que geraram 90 mil matrículas em cursos técnicos, superiores de tecnologia e de licenciatura. Outras 27 unidades serão entregues até o fim do ano.
Campus — O campus de Suzano está localizado na região metropolitana de São Paulo, distante 42 quilômetros da capital paulista. A área é, hoje, um dos principais polos industriais da região do Alto Tietê, com 327 empresas de pequeno, médio e grande portes.
Inicialmente, a instituição oferece os cursos técnicos em automação industrial e comércio. No campus, já estão matriculados 160 alunos. Pelas previsões, serão feitas 600 matrículas até 2012. O investimento realizado no campus de Suzano, até agora, é de R$ 4,9 milhões.
MEC Assessoria de Comunicação Social