O trabalho será apresentado no dia 13 de setembro, por ocasião da abertura do Congresso da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, a se realizar em Salvador (BA), ocasião em que o doutorando receberá a premiação. O estudo resulta da tese de doutorado do Paulo Roberto, que está sendo orientada pelos professores Miguel Ângelo de Souza,do Departamento de Clínica Médica da UFC, e Gerardo Cristino, Diretor da Faculdade de Medicina do Campus da UFC em Sobral. Além de certificado e premiação em espécie para compra de material cirúrgico, o médico terá seu trabalho publicado no portal da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e na Revista “Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia”.
De acordo com o neurocirurgião da Santa Casa de Sobral, a Neuralgia Primária do Trigêmeo é uma doença neurológica crônica que aflige 5 a cada 100 mil habitantes por ano, provocando dores faciais insuportáveis. O problema é causado principalmente pela compressão do nervo trigêmeo no seu trajeto intracraniano, próximo ao tronco cerebral, por vasos sanguíneos. Uma das alternativas terapêuticas é a microcirurgia de descompressão vascular desse nervo.
Contudo, o resultado da cirurgia a longo prazo depende do grau de intensidade da compressão do nervo pelo vaso. Neste intuito, o doutorando estudou o valor preditivo de exames de ressonância, realizado no pré-operatório, dos pacientes submetidos a essa cirurgia, na detecção da compressão vascular e na determinação do grau de intensidade desta compressão. “Neste estudo, avaliou-se a capacidade da ressonância em estimar no pré-operatório se realmente existe um vaso comprimindo o nervo, qual o vaso responsável pela compressão, e, principalmente, estimou-se o grau de intensidade desta compressão, o que permite avaliar o prognóstico da cirurgia ainda na fase pré-operatória”, explica o neurocirurgião.
Fonte: Neurocirurgião Paulo Roberto Lacerda Leal, doutorando em Cirurgia da Universidade Federal do Ceará