Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A Universidade Federal do Pará (UFPA) deve divulgar o edital do Processo Seletivo 2011, na segunda quinzena deste mês. O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe/UFPA), aprovou, nesta quinta-feira, 9, as últimas alterações do edital. Entre as mudanças estão a inserção de três cursos no interior, que ficariam fora do certame, e a mudança de turno de 18 cursos, que vão passar do período diurno para vespertino.
No vestibular 2011, serão ofertas 6.088 vagas, sendo 3.562 na capital e 2.526 no interior. As vagas são divididas entre os 145 cursos da UFPA em todo o Estado, sendo 77 em Belém. Das vagas no interior, 336 são de cursos intensivos (os antigos intervalares). Do total de ofertas, 50% serão destinadas a candidatos cotistas, ou seja, alunos oriundos de escolas públicas. Para cada curso oferecido, serão acrescidas duas vagas para candidatos indígenas e uma vaga para pessoa com deficiência.

Os cursos de graduação em Sistema da Informação (Cametá), Geografia – Licenciatura e Bacharelado (Marabá), e Letras Língua Libras (Soure), tiveram a aprovação do Consepe para serem ofertados no Processo Seletivo 2011.

Provas - O Processo Seletivo 2011 da UFPA terá duas fases. Na primeira, a Universidade terá como critério de seleção as notas das provas do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), que vão acontecer nos dias 6 e 7 de novembro, em 77 municípios paraenses.

A segunda fase corresponde a uma prova objetiva contendo 55 questões de múltipla escolha, de 11 disciplinas do Ensino Médio, com cinco questões cada. A prova será aplicada no dia 19 de dezembro, das 8h às 12 h, em 30 municípios do Pará. Pela primeira vez, o concurso será realizado em São Geraldo do Araguaia, Portel, Novo Progresso, Senador José Porfírio, Santa Izabel e Conceição do Araguaia.

Inscrição – Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site www.ceps.ufpa.br, a partir das 14 horas do dia 20 de setembro até às 23 horas do dia 19 de outubro. O valor da taxa de inscrição será de R$ 40,00 (quarenta reais) e poderá ser pago até o dia 20 de outubro, dentro do horário bancário.

Isenção - Os candidatos que desejarem pleitear a isenção no pagamento da taxa devem informar, no ato da inscrição, o número do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), conforme prevê o Decreto n.º 6.135, de 26 de junho de 2007. Quem ainda não fez o cadastro, deve procurar qualquer agência da Caixa Econômica Federal e solicitar o formulário.

Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA