Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
ufpa-logoA Universidade Federal do Pará acaba de assinar um convênio com o Serviço Social da Indústria do Pará  (SESI), que prevê ações de cooperação cultural e técnico-científica no Estado. O objetivo é facilitar a implementação de programas que possibilitem o intercâmbio de espaços, equipamentos e profissionais entre as duas instituições e, assim, desenvolver iniciativas de capacitação, ensino, pesquisa e extensão nas áreas de arte e cultura, educação, esporte, ciência e tecnologia.
A UFPA foi representada no acordo pela Diretoria de Apoio à Cultura (DAC) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Segundo o professor Celson Gomes, diretor cultural da PROEX, a grande vantagem desse acordo é a possibilidade de intensificar ações culturais em municípios do interior do Estado, onde a Universidade tem campi e o SESI tem sedes, como Altamira, Marabá, Santarém e Castanhal.

A expectativa é promover cursos de gestão cultural para capacitar multiplicadores de ações voltadas ao fomento da arte no interior do Pará. De acordo com o diretor de cultura, a parceria com o SESI vem somar os interesses de atuação da UFPA, sobretudo no campo da extensão, uma vez que o SESI possui histórico de promoção de atividades artístico-culturais, de esporte e lazer em todo o país. “Com a troca de experiências, quem ganha mais é a sociedade”, afirma.

No interior – Dentre as ações da DAC/Proex no interior do Pará, está a promoção dos encontros de Arte e Cultura, como o que ocorreu no Núcleo Universitário de Barcarena, ligado ao Campus de Abaetetuba, no último dia 27 de agosto. A programação contou com oficinas, mesas-redondas e espetáculos artísticos. O próximo encontro será no Campus de Bragança, na segunda quinzena de setembro. Para novembro, está previsto um grande encontro de Arte, Cultura e Extensão, que ocorrerá em Belém, reunindo representantes de todos os campi, para discutir e elaborar a política de extensão da UFPA para os próximos anos.

IDEA – Outra iniciativa da UFPA para a interiorização das atividades de arte e cultura é o Projeto IDEA, que visa estender para os demais municípios paraenses as ações do VII Congresso Mundial da Associação Internacional de Drama, Teatro e Educação (IDEA), ocorrido em julho de 2010, tendo a UFPA como sede. Como ação integrada da DAC/Proex com os cinco campi da UFPA no interior, o Projeto busca contemplar a diversidade de conhecimentos dos povos da Amazônia, como comunidades ribeirinhas, remanescentes quilombolas, indígenas, crianças, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Segundo uma das coordenadoras da ação, Vilma Figueiredo, o Projeto vem realizando atividades de intercâmbio entre arte-educadores que participaram do VII Congresso Mundial da IDEA e essas comunidades, por meio de oficinas, painéis e apresentações culturais. Essas atividades têm sido, inclusive, registradas em um vídeo-documentário resultante das oficinas de audiovisual promovidas em todas as comunidades atendidas.

Assessoria de Comunicação da UFPA