O anúncio foi realizado nesta segunda-feira, dia 30 de agosto, em entrevista coletiva concedida pelo Reitor da Universidade, Prof. Dr. José Rui Camargo, pela Pró-reitora Estudantil, Profa. Dra. Nara Lúcia Perondi Fortes, e pela Pró-reitora de Graduação, Profa. Dra. Ana Júlia Urias Santos do Araújo.
O novo setor funcionará de forma integrada ao Serviço de Atendimento ao Vestibulando (SAV) – que oferece atividades gratuitas para auxiliar na escolha profissional, como orientação com psicólogos, oficinas de redação e de inglês e a Feira de Orientação Profissional “Acerte o Passo” – e à Central de Estágios, que ficará responsável pelo estágio supervisionado obrigatório. “A UNITAU entende que o atendimento aos alunos e aos seus familiares é fundamental para garantir o sucesso profissional dos estudantes. Com a Central de Oportunidades, ofereceremos ao aluno a possibilidade de inserção no mercado de trabalho por meio de estágios e do primeiro emprego, e aos seus familiares, que são os responsáveis por seu custeio na Universidade, o auxílio para se recolocarem no mercado quando passarem por dificuldades”, afirma o Reitor da UNITAU, Prof. Dr. José Rui Camargo.
Para viabilizar a iniciativa, a Universidade iniciou conversações com empresas e instituições de toda a região, além de entidades como o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) e associações comerciais e industriais, para o desenvolvimento de parcerias para a disponibilização das vagas.
Além do cadastro dos candidatos e da captação das vagas existentes no mercado de trabalho, a Central oferecerá diversos serviços voltados ao auxílio dos estudantes e de seus familiares na colocação profissional, desde orientações sobre como montar um currículo, até informações sobre como se portar em uma entrevista de emprego. “A UNITAU já oferece uma formação que alia o conhecimento teórico às dinâmicas do mercado de trabalho. Com a Central, vamos proporcionar aos estudantes um contato mais próximo com as empresas da região, além de poder prepará-los melhor para atender às demandas da nossa região”, afirma a Pró-reitora Estudantil, Profa. Dra. Nara Lúcia Perondi Fortes.
A Pró-reitora de Graduação, Profa. Dra. Ana Júlia Urias Santos do Araújo, destaca o papel que a Central terá para a formação dos alunos. “O estágio é fundamental para a formação profissional dos estudantes, e poder oferecer a oportunidade de os alunos, ainda durante a graduação, exercerem o estágio em empresas e instituições contribui para uma formação mais abrangente e para o ingresso dos alunos no mercado de trabalho”, ressalta.
A Central de Oportunidades deverá ser lançada oficialmente no final de setembro, quando também será inaugurada a nova sede da Pró-reitoria Estudantil, no complexo das Pró-reitorias, na Avenida Nove de Julho.
ACOM/UNITAU