Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Um memorando de entendimento para cooperação científica entre Brasil e Canadá foi assinado na tarde de segunda-feira, 30, em Brasília. O documento estabelece uma nova parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Ministério das Relações Exteriores e Comércio Internacional do Canadá (DFAIT/MAECI). O memorando traz o compromisso da realização de um programa conjunto de cooperação. A colaboração poderá ser realizada com intercâmbio de estudantes, incluindo de pós-doutorado, de pós-graduação e de graduação. Estão previstas bolsas de curta duração para financiamento de pesquisa e elaboração curricular.
O memorando traz ainda a possibilidade de organização conjunta de colóquios e seminários, assim como a realização de doutorado em universidades canadenses e brasileiras.

O embaixador do Canadá, Paul Hunt, falou sobre a importância da assinatura do memorando. "Esse acordo possui o potencial de transformar positivamente as relações entre Brasil e Canadá. Teremos um aumento no nível de atividade entre os dois países", explicou.

O diretor de Relações Internacionais da Capes, Sandoval Carneiro Júnior, destacou as semelhanças e a possibilidade de desenvolvimento mútuo entre os dois países. "Acredito que Canadá e Brasil têm muito em comum. Ambos são países continentais, com muitos recursos naturais. Precisamos agora utilizar esses fatores para o incremento da tecnologia e inovação", afirmou o diretor.

Para Sandoval Carneiro, a importância desse novo acordo reside no fato de ser realizado entre instituições federais de cada país. "Espero que esse seja o começo de uma nova era no intercâmbio científico", concluiu.

Saiba mais sobre os projetos de Cooperação Internacional da Capes.

(Assessoria de Imprensa da Capes)