Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O exemplo também começa no ambiente escolar. Alunos do curso de Educação Física da UCP iniciam uma nova etapa com a participação voluntária no projeto Petrosport, uma organização não governamental cujo objetivo é educar e socializar crianças e adolescentes de comunidades carentes com a inserção social por meio do esporte. O programa desenvolvido pela entidade atua em 16 comunidades de Petrópolis e atende a 2.118 crianças e adolescentes oferecendo a prática de  várias modalidades desportivas, além da inclusão digital.
Convênio assinado na tarde desta quinta-feira (26/08) entre a UCP e a ong oficializou a parceria e o primeiro desafio já está lançado: cerca de dez alunos arregaçam as mangas e participam da primeira atividade proposta pela ong – o evento II Copa PetroSport que acontece neste fim de semana no Parque Municipal de Petrópolis em Itaipava. Lá estarão professores da ong devidamente inscritos no Conselho Regional de Educação Física e dez alunos voluntários que poderão aplicar seus conhecimentos na prática. A previsão é de que pelo menos mil crianças e adolescentes estejam presentes à abertura do evento, marcada para 9 horas do dia 28/08. “Queremos aumentar o número de jovens atendidos pelo Petrosport e com esta nova parceria com a UCP, poderemos criar oportunidades para as crianças mantendo a qualidade do nosso trabalho”, atesta o presidente da entidade, o jogador profissional de futebol Luciano Lahr.

“É uma oportunidade única. Já faço parte do projeto de Grão em Grão em Nogueira e com esse novo desafio, terei muito a aprender e ajudar”, disse empolgado o estudante do 4º período de Educação Física da UCP, Tiago Bravo dos Santos, de 23 anos. Desde 2009, ele atua como voluntário em outras ações do Projeto Solidariedade gerenciado pela Coordenação de Assuntos Comunitários da UCP. Junto com mais nove colegas, ele inicia sua atuação dentro da Copa PetroSport. Segundo a coordenadora do curso de Educação Física da UCP, professora Fabiana Scartoni, a previsão é de que mais dez alunos de Educação Física se apresentem para o serviço voluntário ao longo do convênio.

“Estamos vivendo várias transformações e uma delas é o reconhecimento da UCP da necessidade destas parcerias para fortalecer a sua missão e estar inserida na comunidade. Não somos apenas fornecedores de ensino, mas formadores do ser humano”,  disse o vice-reitor Alexandre Sheremetieff durante a assinatura do convênio. A coordenadora de Assuntos Comunitários da UCP, professora Josília Fassbender, acrescenta que estar em um projeto solidário é importante para o aluno da Instituição. “Além de vivenciar o lado prático da profissão que escolheu para seu futuro profissional, o aluno tem a chance de atuar em um serviço comunitário, de conhecer sua comunidade e contribuir para a sua melhoria. E o esporte é poderoso na busca da inclusão social”, conclui.  

Criado há cinco anos, o Projeto Solidariedade da UCP busca oferecer às organizações que atuam em comunidades carentes, sejam elas públicas ou privadas, uma contribuição para sua formação e para a melhoria da qualidade de vida.  O Projeto já beneficiou mais de duas mil pessoas em diferentes comunidades.  Os alunos que quiserem participar de qualquer ação do Projeto Solidariedade podem entrar em contato com a Coordenadoria de Assuntos Comunitários da UCP pelo telefone: (24)  2244-4082.

Assessoria de Imprensa UCP