Trata-se de uma iniciativa inovadora, que oferecerá, ao mesmo tempo, uma profissão e possibilidades de capacitação para que seja possível aos participantes galgarem novas posições profissionais.
Na primeira etapa do projeto, serão selecionadas 40 pessoas, homens e mulheres, com idades entre 18 e 21 anos e acima de 60 para atuarem como engraxates em pontos definidos pela coordenação da iniciativa, como centros comerciais e locais de grande circulação (shoppings, aeroportos, etc.)
Os equipamentos para esse trabalho já foram adquiridos. A Universidade comprou 20 cadeiras de engraxate, além de kits com uniformes e materiais de engraxataria (pomada, limpador, renovador, escovas e flanelas, entre outros).
Os jovens e idosos selecionados deverão atuar por, no mínimo, 20 horas semanais. Todo o valor arrecadado com o trabalho será destinado à renda familiar dessas pessoas – a previsão é que cada engraxada custe até R$ 5.
Paralelamente ao ofício, esse jovem/idoso receberá cursos de capacitação profissional, que irão prepará-lo para sua (re)inserção no mercado. Logo que selecionado, ele terá de participar de um curso sobre noções de engraxataria, formação para a vida, cidadania, português, matemática, história e geografia. Essa atividade terá carga horária de 22 horas, dividida em aulas diárias pelo período de uma semana (entre 20 e 24/09).
Posteriormente, iniciam o trabalho como engraxates, que deverá ser conciliado com cursos profissionalizantes de informática, inglês, espanhol, empreendedorismo, entre outros, ministrados gratuitamente pela UnG e empresas parceiras.
De acordo com os coordenadores do Engraxate Cidadão, a meta é multiplicar o número de cadeiras. Como isso será feito? Empresas de qualquer segmento podem adquirir cadeiras de engraxate e disponibilizá-las para outros jovens/idosos que aguardam uma oportunidade. A marca dessa empresa será estampada na cadeira e seu compromisso social será propagado.
Processo de Inscrição
As inscrições já estão abertas e serão recebidas até o dia 08 de setembro de 2010. O candidato deverá preencher a ficha de inscrição e entregá-la no Setor de Apoio Comunitário das unidades Guarulhos-Centro, Guarulhos-Dutra, Itaquá e SP-Centro (Shopping Light). Ele tem duas opções: imprimi-la do site da Universidade e já entregá-la devidamente preenchida ou preencher no próprio local. Importante: é necessário apresentar originais e entregar cópia simples do RG e de comprovante de residência.
Os requisitos para candidatar-se no projeto são: ter idade entre 18 e 21 anos ou ser maior de 60 anos; residir, preferencialmente, próximo da região onde se desenvolverá as atividades; estar disponível para o cumprimento de carga horária mínima de 20 horas semanais; e participar dos cursos ofertados.
A seleção será feita mediante a análise dos documentos e entrevista com os candidatos. O resultado será divulgado no site da UnG até o dia 15 de setembro.
Locais de Inscrição
Unidade Guarulhos-Centro
Praça Tereza Cristina, 88, Centro, Guarulhos
Segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30
Sábados, das 8h às 15h30
Unidade Guarulhos-Dutra
Av. Anton Philips, 01, Vila Hermínia, Guarulhos
Segunda a sexta-feira, das 13h às 21h30
Sábados, das 13h às 15h30
Unidade Itaquá
Av. Uberaba, 251, Vila Virgínia, Itaquaquecetuba
Segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30
Sábados, das 8h às 15h30
Unidade SP-Centro (Shopping Light)
Rua Xavier de Toledo, 23, 4.º Andar – esquina com o Viaduto do Chá, São Paulo
Segunda a sexta-feira, das 9h às 21h
Sábados, das 9h às 15h
Assessoria de Comunicação – UnG