Caíque Porto Lira, do Colégio Farias Brito (Fortaleza), ficou a poucos pontos da medalha de bronze – as instituições mencionadas são aquelas nas quais os estudantes estavam em 2009, quando foram escolhidos para participar na IOI-2010.
A equipe brasileira, cujo treinamento foi coordenado por Wanderley Guimarães da Silva, mestrando no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, foi selecionada entre os melhores colocados na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).
A OBI é voltada para alunos dos ensinos fundamental e médio e promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação, com apoio da Fundação Carlos Chagas.
O objetivo da competição é despertar nos alunos o interesse pela ciência da computação. A OBI é dividida em duas modalidades (Iniciação e Programação), subdivididas em cinco níveis, de acordo com as séries. Em 2010, recebeu mais de 23 mil inscritos.
Os melhores colocados das duas modalidades (Iniciação e Programação) são convidados para uma semana de cursos no Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas.
Os alunos da modalidade Iniciação participam de cursos de introdução à programação. Já os da modalidade Programação realizam cursos de programação avançada. Ao final, quatro alunos são escolhidos para integrar a equipe brasileira para participar da IOI.
Mais informações:
* www.ioi2010.org/FinalResults.shtml
* http://olimpiada.ic.unicamp.br
Agência FAPESP