- Para os organizadores, a presença de uma instituição de ensino e pesquisa na internet é um indicativo de sua excelência e de seu comprometimento com a disseminação do saber. Por isso mesmo, os avaliadores analisam a presença de conteúdos ou produções intelectuais e científicas nas diversas páginas dos portais de 12 mil universidades em todo o mundo – explica Alberto Dias Vieira Da Silva, da pró-reitoria de Desenvolvimento e Inovação Institucional da Unisul.
No ranking brasileiro, a Unisul aparece em 49º lugar, num total de 547 IES brasileiras. No mundo, entre as 12 mil universidades analisadas, a Unisul está listada na posição de número 2.138. Na América Latina, é a de número 135.
MIT, Harvard e Stanford, todas nos Estados Unidos, são as três primeiras do mundo. A USP é a primeira no Brasil.
O ranking mundial de universidades na web >www.webometrics.info< é uma iniciativa do Laboratório de Cibermetria que pertence ao Centro de Ciências Humanas e Sociais do maior centro de pesquisa científica da Espanha. Esse laboratório se dedica a analisar quantitativamente, na internet, os conteúdos da rede, especialmente os relacionados com o processo de geração e comunicação acadêmica do conhecimento científico.
Com o ranking, os pesquisadores pretendem criar uma motivação extra aos pesquisadores de todo o mundo para que publiquem mais e melhores conteúdos científicos na web.
Para montar o ranking, os pesquisadores se utilizam de tradicionais indicadores bibliométricos, como identificar tendências de crescimento de determinada disciplina ou conteúdo, medir o impacto de publicações e serviços na disseminação da informação, analisar a cobertura de revistas científicas e identificar autores e instituições mais produtivos, entre outros critérios.
Assessoria de Imprensa
Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina
** Os critérios utilizados pela Webometrics levam em consideração somente a visibilidade do conteúdo sobre a instituição de ensino disponibilizado na internet, a quantidade de páginas descobertas pelos chamados motores de busca (Google, Yahoo, Live Search e Exalead) e os números de papers (artigos) relacionados à instituição.
Leia mais: (Ranking 2009 - O ranking completo das 200 melhores universidades do mundo - da publicação britânica "The Times Higher Education Supplement" - considerado o mais prestigiado internacionalmente)