Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Universidade do Oeste Paulista - No mais recente Censo de Educação Superior (2008) desenvolvido pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) do MEC (Ministério da Educação) consta que os cursos superiores de tecnologia representam no Brasil 16% da oferta de graduação. A pesquisa mostra que o número de alunos matriculados aumentou, entre 2002 e 2008, de 81,3 mil para 421 mil e em 2008 foram ofertadas 464,108 mil vagas, registrando um acréscimo de 17,9% em relação a 2007. As instituições privadas foram responsáveis por mais de 90% desta oferta.
A Unoeste oferece atualmente 46 cursos de graduação. Dentre estes, 11 são tecnológicos. Assim como os bacharelados e licenciaturas, os superiores de tecnologia disponibilizam diploma de graduação, permitindo aos formandos, além da atuação qualificada no mercado de trabalho, o ingresso em especializações, mestrados, doutorados e ainda a possibilidade de prestar concursos públicos.

O coordenador do curso superior de tecnologia em Produção Fonográfica da Unoeste, Valter Trevisan, conta que as principais vantagens para a escolha por esta graduação é o tempo reduzido e o conteúdo mais específico e focado. “Grande parte do público que procura pela Produção Fonográfica, por exemplo, já está no mercado de trabalho e busca além de atualização e maior qualificação, um diploma de graduação”.

Para Nancy Okada, coordenadora de Agronegócio, esta opção de graduação surgiu para atender a demanda. “Por se tratarem de cursos mais focados, que trabalham bastante a prática, o profissional sai pronto para atuar naquela determinada área. O objeto de estudo é muito mais específico do que nos bacharelados e licenciaturas”.

Rogério Alessi, coordenador do curso superior de tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação (TI), explica que pelo fato de muitos dos estudantes trabalharem na área, os mesmos já possuem habilidades e competências. “Há a possibilidade deste acadêmico fazer uma avaliação individual sobre as competências profissionais adquiridas em outros cursos e no trabalho, diminuindo assim o tempo de duração da graduação [conforme Art. 9º, Resolução CNE/CP 3, de 18/12/2002]”.

Serviço – Para mais informações sobre os cursos superiores de tecnologia oferecidos pela Unoeste, acesse o link “Cursos de Graduação” no site www.unoeste.br.

Assessoria de Imprensa Unoeste
(Universidade do Oeste Paulista)