Os estudantes do Centro Acadêmico de Oceanografia - CAMAR já anteciparam as comemorações e promoveram no sábado, dia 14, uma festa no "canto das pedras", antigo ponto de embarque para a Ilha do Mel, que contou com a adesão de um grande número de Oceanógrafos formados pela UFPR, além dos atuais alunos, professores do CEM e da UFPR Litoral, funcionários e comunidade local.
Sobre o CEM
O Centro de Estudos do Mar passou a atuar como unidade de pesquisa da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1980, quando foi organizado, ainda em Curitiba, um primeiro núcleo de pesquisadores, então denominado Centro de Biologia Marinha (CBM). Com a inauguração da sede litorânea em Pontal do Sul, em 13 de março de 1982, iniciou-se a transferência progressiva dos laboratórios, processo que só se encerrou em 1984.
A partir de 1988, novos laboratórios foram criados nas áreas de Geologia, Química Marinha, Oceanografia Física e Gerenciamento Costeiro, em um processo de expansão que forçou a reestruturação da abrangência disciplinar e do próprio organograma da unidade.
Atualmente, o perfil acadêmico e técnico-científico do Centro de Estudos do Mar está fortemente centrado em atividades de pesquisa, estruturadas em 24 laboratórios, atuantes em cinco linhas básicas de pesquisa: Biogeoquímica e Poluição Marinha; Dinâmica Costeira e Oceânica; Biologia e Ecologia dos Sistemas Costeiros e Oceânicos; Manejo Integrado da Zona Costeira e Aquicultura de organismos marinhos.
O curso de graduação em Oceanografia foi implantado em fevereiro de 2000 (inicialmente como Ciências do Mar) no Centro de Estudos do Mar, em Pontal do Sul, com o objetivo formar profissionais capacitados para a análise da estrutura e dinâmica de sistemas costeiros e oceânicos e para o gerenciamento das atividades humanas em regiões costeiras.
O curso possui habilitação para a atuação profissional nas áreas de pesquisa oceanográfica e a gestão de ambientes costeiros. Para a obtenção do título de bacharel em Oceanografia, com habilitação em pesquisa ou gestão costeira, o aluno deve desenvolver, paralelamente ao cumprimento de créditos em disciplinas optativas, um trabalho de pesquisa ou extensão, a ser apresentado e defendido sob a forma de uma monografia ou plano de gestão ambiental ou manejo de recursos costeiros, dependendo da área de habilitação.
Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná