Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
ufu_logoNesta terça-feira, dia 24 de agosto, às 13h, acontece no Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária e Hanseníase da Universidade Federal de Uberlândia (Credesh/UFU) a solenidade de entrega dos equipamentos de informática para a implantação do projeto piloto do Sistema de Telemedicina voltado para o atendimento em Dermatologia Sanitária e Hanseníase. Com a implantação, serão contempladas as referências municipais de saúde em Dermatologia e Hanseníase das cidades de Tupaciguara, Araguari e Patrocínio, favorecendo o uso da videoconferência visando o acesso a bancos de informação para o ensino e a educação continuada, facilitando a referência e contra-referência dos diagnósticos dos pacientes dermatoses de interesse sanitário e hanseníase. Com a tecnologia é possível ter acesso a um sistema de tele-consultoria médica com uma segunda opinião através de um processo interativo offline e online que facilita os avanços no diagnóstico e o acompanhamento do tratamento dos pacientes.

Vale ressaltar que a detecção da hanseníase na população brasileira mantém-se elevada e em muitos casos permanecem sem diagnóstico até o quadro clínico estar bem adiantado.

A incorporação da Telemedicina pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) já atende a 225 municípios, na maioria dos estados de Minas Gerais e Ceará, pela rede Telecardio e apresenta excelentes resultados.

* O Credesh/UFU – Unidade Jaraguá, fica na Av. Aspirante Mega, nº 77.

Agência de notícias Universidade Federal de Uberlândia