Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) conseguiu junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) apoio financeiro no valor de R$ 3,5 milhões, destinado a um grande projeto temático sobre Doença de Alzheimer (DA). A pesquisa envolve estudos clínicos, laboratoriais e de neuroimagem. Por sua abrangência, está distribuída em 14 subprojetos, envolvendo cerca de 30 profissionais.
Serão investigados mecanismos biológicos que podem contribuir para o melhor esclarecimento das causas da Doença de Alzheimer; as interações desses mecanismos biológicos com correlatos clínicos visando detecção precoce do risco de demência e, finalmente, testados em pacientes com elevado risco o efeito de estratégias farmacológicas e não-farmacológicas visando retardar ou mesmo prevenir a evolução para a demência.

O projeto é coordenado pelo professor Wagner Gattaz, e participam também os pesquisadores Orestes Forlenza e Emmanuel Dias Neto.

USP Online com informações da Assessoria de Imprensa do IPq