Seu critério principal é a quantidade de artigos publicados nos periódicos indexados em bases internacionais no ano anterior. A Universidade publicou 1.385 trabalhos em 2009, 174 a mais que 2008.
Os valores repercutem programas estabelecidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa (Prope), segundo a assessora Maysa Furlan. Com base no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), foram criadas propostas para incentivar a produção de artigos e sua publicação em periódicos de grande visibilidade, como Nature e Science. “O plano estabelece que devemos estar entre as 200 melhores em dez anos”, diz.
Além da produção acadêmica, o ARWU é feito com base em mais três critérios: prêmios Nobel (de Física, Química, Medicina e Economia) ou Fields (Matemática) de professores e pesquisadores, e citações de artigos; premiações de ex-alunos; e o desempenho per capita, em que a pontuação da instituição é dividida pelo número de docentes em período integral.
Crescimento contínuo
Iniciado em 2003, o ranking apontou uma pequena queda na posição da Unesp em 2004 e 2005. A partir de 2006, começou o crescimento contínuo (ver Gráfico 2). Essa escalada reflete o aumento da publicação de artigos. Segundo dados levantados pela Prope, houve um crescimento de cerca de 250% em cinco anos, de 541 para os números atuais.
Para a pró-reitora de Pós-Graduação Marilza Vieira Cunha Rudge, os resultados obtidos mostram o processo de internacionalização nos programas de Mestrado e Doutorado, além das exigências de publicação feitas pelos órgãos de avaliação e fomento, como a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
"Esses resultados refletem não só o esforço da Unesp, desde sua criação em 1976, para implantar uma robusta estrutura de pós-graduação e pesquisa em vários institutos e faculdades antes isolados, mas também o planejamento estratégico dos últimos anos, com foco na excelência acadêmica e na internacionalização, e o compromisso dos órgãos colegiados da Universidade em todos os níveis”, afirmou o vice-reitor Julio Cezar Durigan.
Assessoria de Comunicação e Imprensa Unesp