Referência internacional em tecnologia cirúrgica, o Hospital Sírio Libanês possuiu a estrutura avançada representada por dois robôs Da Vinci S (The Da Vinci Surgical System), um deles utilizado exclusivamente para fins de treinamento. O sistema foi implantado em 2008, e é um dos três únicos disponíveis no Brasil. Na instituição, cerca de 200 procedimentos já foram realizados com a tecnologia, que pode ser aplicada em quase todas as áreas cirúrgicas.
Segundo Dr. Cerdan, a cirurgia robótica ainda é um campo em expansão no país. Do ponto de vista técnico, além de não deixar grandes cicatrizes, a cirurgia tem também outras vantagens. “O robô dá ao médico uma visualização tridimensional do campo operatório, em alta resolução, como menor risco de sangramento intra-operatório e menor tempo de recuperação pós-operatória”, explicou o professor.
A instituição é a única a certificar médicos nessa área na América Latina, e tem mais de 1,8 milhões de dólares investidos em tecnologia. Fato que exemplifica a qualidade dos profissionais envolvidos no corpo docente da UMC.
Sobre o professor
Dr. Cerdan é médico formado pela UMC, especializado em Cirurgia Geral e Avançada. Para atuar na área de cirurgia robótica, especializou-se no exterior, pelo American College Of Surgeons - ACS, em Houston, Estados Unidos, e pelo Institut de Recherche Contre les Cancer del’Appareil Digestive, em Strasbourg, na França. Atualmente é o único médico a certificar o treinamento em cirurgia robótica na América Latina. Integrou o quadro de professores da UMC em 2009, e leciona na disciplina de Cirurgia Geral.
Assessoria de Imprensa
Universidade de Mogi das Cruzes