Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Marcelo Cerdan Torres, professor do curso de graduação em Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, é coordenador do primeiro centro de treinamento e desenvolvimento de cirurgia robótica da América Latina. O órgão, localizado no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (IEP – HSL), promove treinamento de médicos em cirurgia minimamente invasiva, utilizada em diversos procedimentos, em diferentes especialidades cirúrgicas. Atualmente, são 81 profissionais especializados pelo centro de treinamento no país.
Referência internacional em tecnologia cirúrgica, o Hospital Sírio Libanês possuiu a estrutura avançada representada por dois robôs Da Vinci S  (The Da Vinci Surgical System), um deles utilizado exclusivamente para fins de treinamento. O sistema foi implantado em 2008, e é um dos três únicos disponíveis no Brasil. Na instituição, cerca de 200 procedimentos já foram realizados com a tecnologia, que pode ser aplicada em quase todas as áreas cirúrgicas.

Segundo Dr. Cerdan, a cirurgia robótica ainda é um campo em expansão no país. Do ponto de vista técnico, além de não deixar grandes cicatrizes, a cirurgia tem também outras vantagens. “O robô dá ao médico uma visualização tridimensional do campo operatório, em alta resolução, como menor risco de sangramento intra-operatório e menor tempo de recuperação pós-operatória”, explicou o professor.

A instituição é a única a certificar médicos nessa área na América Latina, e tem mais de 1,8 milhões de dólares investidos em tecnologia. Fato que exemplifica a qualidade dos profissionais envolvidos no corpo docente da UMC.


Sobre o professor

Dr. Cerdan é médico formado pela UMC, especializado em Cirurgia Geral e Avançada. Para atuar na área de cirurgia robótica, especializou-se no exterior, pelo American College Of Surgeons - ACS, em Houston, Estados Unidos, e pelo Institut de Recherche Contre les Cancer del’Appareil Digestive, em Strasbourg, na França. Atualmente é o único médico a certificar o treinamento em cirurgia robótica na América Latina. Integrou o quadro de professores da UMC em 2009, e leciona na disciplina de Cirurgia Geral.

Assessoria de Imprensa
Universidade de Mogi das Cruzes