Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
pitagoras-logoNo próximo sábado, dia 21 de agosto, a partir das 8h, a Faculdade Pitágoras realiza na unidade Cidade Jardim, em Belo Horizonte, a “I Jornada de Psicanálise: a experiência literária”. O evento contará com a presença de autores e pesquisadores renomados em todo o país, haverá a exibição do curta Aurélia Steiner (Melbourne) e um coquetel de lançamento do livro Palavra Cerzida. O encontro está aberto a estudantes, profissionais e interessados em conhecer os pontos de convergência e divergência entre a psicanálise e a literatura.
Organizado pelas docentes: Ana Carolina Dominguez Lynch, Andréia Barbosa de Faria e Claudia Moreira, o evento mostra o papel crucial da academia como um espaço aberto para o debate do conhecimento. Confira a programação anexada.

Com base nessa premissa, os convidados foram escolhidos por sua importância, opinião e influência nas diversas temáticas, a partir de distintos enfoques. Desde a questão do método psicanalítico como uma narrativa até a aproximação de escritores como Clarice Lispector, Pascal Quignard e Marguerite Duras. O grande diferencial é a riqueza das interlocuções e a qualidade dos trabalhos apresentados.

Segundo a professora Claudia Moreira, a ideia é que este seja o primeiro encontro de uma série que se disponha sempre a sustentar uma conversação a partir da psicanálise e outras áreas. “Como a psicanálise e a religião, a psicanálise e a filosofia, a psicanálise e o cinema, a psicanálise nas organizações de trabalho, a psicanálise e o direito”, exemplifica.

“A principal relação entre psicanálise e literatura é que ambas são feitas da mesma matéria prima: a palavra. A maneira como a literatura se apropria da linguagem é algo que interessa ao psicanalista. Trata-se de invenção, de uma escrita que capta algo sempre difícil de dizer”, ressalta a docente.

“Quando  nos dirigimos a um analista e contamos nossa própria história, o que estamos fazendo? A história que contamos a um analista é semelhante a um romance literário”, explica Claudia. “Mas, diferentemente de um livro, nós não temos acesso ao final – pois ele será construído –  há  algumas páginas ilegíveis e muitas vezes há sobreposição de personagens. A tarefa do analisante é escrever sua história, apropriar-se dela, é isso que se escreve em uma análise.”

AGENDA

“I Jornada de Psicanálise: a experiência literária”

Data: 21 de agosto
Horário: das 8h às 19h
Local: Faculdade Pitágoras – Unidade Cidade Jardim
Auditório Marcos Luiz dos Mares Guia
Rua Madalena Sofia, 25 – Cidade Jardim

Inscrição: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Entrada: R$ 30 estudantes e R$ 60 profissionais

Informações: 0800 283 1010