No evento, a UFRJ abre as portas e oferece aos jovens a oportunidade de se aproximar dos conteúdos programáticos das disciplinas e, quem sabe, de futuros professores. “O importante é eles se sentirem parte da universidade, que podem ter acesso a ela. Eles precisam saber que essa é uma universidade pública e um direito deles”, pontua Almaísa Monteiro Souza, coordenadora do projeto e superintendente geral da PR-5.
Durante o “Conhecendo a UFRJ”, professores de cada curso da instituição ministram palestras, divididas em oito espaços distintos de acordo com demanda de cada área. As palestras possibilitam aos visitantes tirar dúvidas a respeito da profissão e sobre o mercado de trabalho. Há também estandes com exposições de trabalhos, projetos de pesquisa e projeções, por onde os alunos podem circular livremente.
As novidades para a edição 2010 do “Conhecendo a UFRJ” incluem a digitalização das palestras dos anos anteriores. A partir de agosto, serão disponibilizados no site do projeto os debates ocorridos no ano passado. “Além disso, nossa homepage passa a contar com uma seção de ‘Sugestões e Críticas’. Essa é uma forma de os alunos interagirem conosco e uma oportunidade de nos avaliarmos”, finaliza a superintendente.
ALINE DURÃES - OLHAR VIRTUAL