O credenciamento começará às 7h30, seguido de palestra de abertura às 8h30. Os visitantes poderão obter informações sobre os cursos da UFRJ em estandes monitorados pelos próprios universitários, através de fotos, vídeos, apresentações de trabalhos práticos e do diálogo direto. No estante da Escola Politécnica da UFRJ estarão expostos projetos da Engenharia Mecânica, como o aerodesign, minibaja e fórmula SAE.
Perguntas e respostas – Entre 10h e 17h, coordenadores e professores se revezarão em oito espaços para realizar palestras de apresentação e responder às perguntas dos futuros universitários. O diretor da Poli/UFRJ, Prof. Ericksson Almendra, ressalta que a característica mais marcante do evento é romper a barreira entre universidade e comunidade. “É uma oportunidade única e democrática de falar para milhares de estudantes em dois dias, muito mais eficiente do que peregrinar por colégios o ano todo. E, mais importante, os alunos que virão estarão muito, muito interessados nas palestras, nas informações sobre os cursos”, destaca o diretor, cuja palestra será realizada entre 10h e 11h30.
Neste ano, estão inscritas 272 instituições de ensino. A expectativa dos organizadores é que mais de 13.500 estudantes do Ensino Médio visitem a universidade ao longo dos dois dias. A boa notícia para quem ficou de fora é que, pela primeira vez, as palestras serão transmitidas em tempo real na internet através da página da Pró-Reitoria de Extensão (www.pr5.ufrj.br).
Haverá ainda atividades culturais para mostrar o que a universidade produz na área. Toda a programação do evento ocorre nas dependências da Escola de Educação Física e Desportos do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, no campus da Ilha do Fundão.